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ToggleFacilities é um termo que pode ser definido como um conjunto de tarefas realizadas para facilitar a rotina de trabalho dos profissionais de uma empresa. Estão incluídos os serviços de manutenção, recepção, copa, jardinagem e higienização e limpeza. A gestão de facilities é a atividade que coordena todas essas tarefas, para garantir que elas sejam executadas corretamente.
Vamos conhecer as principais demandas de limpeza da gestão de facilities?
O que é a gestão de facilities?
Gestão de facilities é a área responsável por todo o suporte que as atividades e serviços gerais e estruturais de uma empresa precisam para serem realizadas corretamente.
O gestor atua nos bastidores, mas seus resultados são visíveis a todos. É o seu trabalho que garante salas limpas e prontas para uso, jardins com poda em dia, banheiros higienizados e aquele cafezinho servido sempre no melhor momento.
O objetivo principal da gestão de facilities é garantir que a atividade-fim da empresa, ou seja, o seu core business aconteça com fluidez e sem interferências decorrentes de falhas nas atividades-meio, como a falta de higienização do espaço, por exemplo.
Do ponto de vista institucional, essa medida é essencial. Enquanto uma área se dedica aos aspectos estruturais da organização, a outra concentra seus esforços na gestão estratégica, na busca por resultados, na produtividade e na lucratividade.
Importância da limpeza na gestão de facilities
De todas as atividades da gestão de facilities, a limpeza é uma das mais importantes porque interfere em diversos aspectos da empresa.
Um ambiente corretamente higienizado reduz os riscos de problemas de saúde causados por vírus, bactérias e outros agentes nocivos presentes em locais sujos e empoeirados.
Ao proporcionar um ambiente de trabalho limpo e acolhedor, a empresa contribui para o bem-estar dos funcionários, aumenta a sua produtividade e diminui o absenteísmo causado por enfermidades adquiridas na atividade laboral.
A gestão de facilities reduz custos, estimula o consumo consciente e eficiente dos produtos de limpeza, melhora a imagem da empresa no mercado e aprimora a sua relação com parceiros, clientes e usuários do serviço.
Por fim, destacamos uma vantagem mais imediata da limpeza na gestão de facilities, que é a promoção de um ambiente esteticamente agradável e acolhedor para todos que visitam e usam o local.
Demandas de limpeza na gestão de facilities
Na gestão de facilities, existem diferentes necessidades de limpeza, que variam conforme a especialidade do ambiente corporativo. Os profissionais são responsáveis por demandas em escritórios, hospitais, cozinhas industriais e outros.
Conheça as principais tarefas executadas:
Limpeza de áreas comuns
As áreas comuns englobam locais com maior movimentação de pessoas, como a recepção, os corredores, os sanitários e os refeitórios. A limpeza desses espaços é um desafio devido à grande e contínua produção de resíduos.
Por isso, a equipe responsável deve realizar uma manutenção recorrente e focar em uma higienização rigorosa.
Manutenção da higiene em ambientes específicos
Laboratórios, salas de servidores e cozinhas industriais são áreas com maior suscetibilidade a contaminações. Nesses espaços, os protocolos de limpeza devem ser diferenciados e específicos para cada tarefa.
Os produtos de limpeza precisam ser de uso profissional e a equipe deve ser especializada, com treinamentos e capacitações.
Gestão de resíduos
A gestão de resíduos administra a produção, a coleta e o descarte de material.
Essa tarefa inclui a separação do lixo em material orgânico, reciclável e perigoso. A partir dessa classificação, é definido o descarte, com atenção especial aos itens que poderão ser reaproveitados.
O uso de lixeiras coloridas, com uma cor específica para cada tipo de resíduo, é uma excelente ideia para pôr em prática a coleta seletiva de materiais, estimulando uma gestão sustentável.
Vale lembrar que a gestão de resíduos deve seguir as orientações contidas em normas regulamentadoras, como a Lei n.º 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Limpeza de áreas externas
As demandas das áreas externas são bastante diversificadas e incluem a manutenção de jardins, a limpeza de fachadas e a gestão de estacionamento.
A área externa de uma organização reflete o cuidado da empresa com clientes e visitantes e pode causar uma boa ou má impressão em quem chega.
Além disso, um jardim bem cuidado, uma fachada limpa e um estacionamento organizado contribuem para a valorização do espaço, o que é imprescindível para a imagem da organização.
Procedimentos e produtos recomendados
A gestão de facilities é realizada por meio de uma série de procedimentos, métodos e produtos de limpeza. Em relação aos procedimentos, podemos citar três tipos:
- Sanitização: elimina agentes infecciosos com a ajuda de produtos químicos potentes e agressivos;
- Esterilização: técnica rigorosa de limpeza, pois remove por completo os agentes nocivos. Ideal para ambientes hospitalares e alimentícios;
- Limpeza geral: realizada diariamente em todos os cômodos do imóvel.
Já em relação aos métodos de limpeza, temos:
- Limpeza concorrente: realizada todos os dias para a manutenção geral do espaço;
- Limpeza terminal: faz a desinfecção de ambientes, com atividades adequadas ao nível de sujidade de cada área;
- Limpeza manual úmida: indicada para pisos, paredes, superfícies e objetos em geral. Usa um pano umedecido para retirar a sujeira mais aparente;
- Limpeza manual molhada: divide-se em aplicar o detergente, esfregar e enxaguar. Consegue eliminar a sujeira mais resistente;
- Limpeza seca: é feita apenas com vassoura ou aspirador de pó para eliminação da poeira.
Os produtos de limpeza usados na gestão de facilities devem ser de alta qualidade e de uso profissional. Produtos dessa categoria são mais concentrados, mais eficazes e oferecem um custo-benefício melhor.
Para manter tudo isso organizado, a recomendação é fazer uma boa gestão do estoque de produtos, com a criação de um cronograma de limpeza, uma planilha de controle de entradas e saídas de itens e uma tabela de reposição de materiais.
Desafios comuns para gerir a limpeza com a gestão de facilities
Gerenciar a limpeza de um imóvel corporativo é uma tarefa que enfrenta diversos desafios. Selecionamos os três mais comuns. Saiba como contorná-los:
Uso de produtos de má qualidade
A tentativa de economizar pode levar o gestor a optar por produtos mais baratos, porém pouco eficientes. A prática ideal é escolher bons fornecedores de produtos profissionais e de qualidade.
Além disso, deve-se pensar na limpeza e higienização de ambientes como uma tarefa com benefícios a médio e longo prazo e não apenas imediatos. É uma atividade, portanto, que exige um investimento maior em tempo e bons materiais.
Equipe não qualificada
A gestão de facilities exige da equipe responsável uma série de requisitos importantes, como organização, conhecimento técnico, capacitação e treinamentos periódicos.
Quando esses critérios não são atendidos, o trabalho executado tem grandes chances de ser ineficiente e inadequado.
Implantação de práticas sustentáveis
Embora seja uma necessidade urgente de todos os setores na atualidade, a adoção de medidas sustentáveis na limpeza não é uma tarefa fácil e exige da equipe um desejo real de fazer diferente.
Reduzir o consumo de água, realizar a coleta seletiva, fazer o descarte correto do lixo, estimular a reciclagem, usar produtos biodegradáveis são algumas ações que devem ser adotadas no dia a dia da gestão de facilities, ainda que seja necessário investir em um treinamento e capacitação constantes.
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A gestão de facilities reúne tarefas operacionais, mas que também cumprem papéis estratégicos, desde que estejam alinhadas com os objetivos da empresa. Por isso, investir em produtos de qualidade é essencial, afinal, estamos falando de um dos pilares dessa atividade.
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