Índice
ToggleManter os ambientes realmente limpos e livres de microrganismos é fundamental para a saúde e o bem-estar de quem utiliza esses espaços. Entretanto, para que se tenha uma higienização eficaz de verdade é preciso usar os produtos certos. A seguir, saiba como montar uma lista de produtos de limpeza essenciais!
Produtos de limpeza que não podem faltar na sua lista
Alguns produtos de limpeza são considerados básicos quando o assunto é higienização de ambientes, pois garantem uma faxina completa e são muito úteis na manutenção diária. São eles:
Detergente
O detergente é multifuncional. Ele remove sujeira e gorduras dos mais diversos tipos de superfícies, sem danificá-las, além de eliminar vírus e bactérias, aumentando a eficiência da limpeza.
O detergente neutro é um dos mais utilizados devido à sua eficácia na remoção de sujidades. Já o detergente concentrado tem um custo-benefício melhor, ou seja, é mais econômico do que o tradicional.
Para evitar manchas após a limpeza, lembre-se de enxaguar corretamente a área higienizada e, em seguida, enxugar com um pano seco.
Desinfetante
Produto indispensável para eliminar microrganismos e aumentar a segurança do local. Algumas versões não precisam ser enxaguadas após o uso e podem ser aplicadas diretamente sobre a superfície.
Além de esterilizar bancadas, louças sanitárias, pisos e paredes, o desinfetante também deixa um cheiro agradável, aumentando a sensação de conforto.
Limpador multiuso
Como o nome sugere, o limpador multiuso é um item versátil, adequado para a limpeza de praticamente todos os tipos de materiais, incluindo vidro, plástico, metal e cerâmica.
O limpador multiuso tem ação desengordurante, sendo muito indicado para a manutenção diária dos espaços e para situações específicas, como a limpeza imediata de uma bancada após uso.
Álcool
O álcool é um produto coringa na limpeza de ambientes e possui várias aplicações. Ele remove a gordura de superfícies e objetos, e pode ser usado em utensílios de cozinha, sem necessidade de enxágue.
Para potencializar a limpeza, o álcool pode ser aplicado com um pano de microfibra para capturar sujeiras mais facilmente.
Além de limpar superfícies, o álcool também desinfeta deixando o ambiente mais seguro contra agentes nocivos à saúde. Pode ser usado na versão com ou sem perfume.
Limpa vidros
O limpa vidros é ideal para limpar janelas e portas de vidro ou qualquer superfície que tenha este material em sua composição. Além de remover manchas, deixa uma camada de brilho e proteção após o uso.
Se o seu vidro sempre fica com manchas após a limpeza, temos duas dicas que vão evitar que isso aconteça. A primeira é secar o vidro, após a aplicação do produto, com a ajuda de um pano seco ou um papel toalha, realizando movimentos circulares.
A segunda dica para evitar manchas ao limpar vidros é evitar aplicar o produto nos dias muito quentes. O calor seca rapidamente o limpa vidros, fazendo com que as marcas e manchas surjam mais facilmente.
Água sanitária
A água sanitária é fundamental para aquela limpeza mais pesada, em ambientes com grande acúmulo de sujidades ou manchas de difícil remoção.
Evite jogar o líquido diretamente sobre a superfície para não gerar manchas e use luvas de proteção para prevenir irritações.
Outros materiais indispensáveis para a rotina de limpeza
Agora que você já sabe quais são os itens básicos de uma lista de produtos de limpeza, vamos conhecer aqueles auxiliares, que também devem ter um espaço no armário.
Luvas
As luvas são acessórios que protegem as mãos do contato direto com produtos químicos e com a sujeira do ambiente.
Balde
O balde pode ser usado para carregar água, misturar produtos e deixar algumas peças de molho. É versátil, possui vários formatos e é de grande utilidade no dia a dia.
Sacos para lixo
Produto indispensável para armazenar o lixo. Os sacos para lixo devem ser resistentes e com tamanhos variados de acordo com o local de uso.
Vassouras, rodos e mops
São usados para remover poeira, passar o pano no chão, espanar ou encerar o piso. As vassouras, rodos e mops são produtos versáteis, duráveis e que agilizam o processo de limpeza.
Esponja
A esponja é usada principalmente para lavar louça, mas também é muito útil para a limpeza de eletrodomésticos, superfícies e paredes de qualquer ambiente. Só tenha o cuidado de usar o lado correto de acordo com o material que será limpo e, claro, de usar uma esponja para cada função.
Panos e flanelas
Os panos e as flanelas são usados para aplicar produtos, remover poeira e secar a superfície, além de deixar aquele brilho especial.
A recomendação é usar panos de microfibra, que possuem maior capacidade de absorção de água e retenção da sujeira. Além disso, não soltam fiapos e nem riscam.
Algumas dicas na hora de usar os produtos de limpeza
E na hora de usar os produtos, siga as nossas dicas para evitar erros simples, mas muito comuns, que podem tornar a limpeza ineficiente ou até mesmo perigosa para a saúde.
Fique atento às instruções nos rótulos
Todos os produtos de limpeza vêm com instruções no rótulo. Leia-as com atenção e siga o que está escrito para não usá-los de forma inadequada e até danificar algum objeto.
Utilize luvas e máscaras
Luvas e máscaras são equipamentos de proteção importantes para evitar alergias e mal-estar provocado pela exposição a produtos químicos. Às vezes, um cheiro mais forte pode potencializar uma dor de cabeça, por exemplo, e com o uso da máscara não corre esse risco.
Tenha cuidado na hora de manusear os produtos
Embora sejam itens de uso comum, os produtos de limpeza não são inofensivos como muitas pessoas pensam. O manuseio inadequado pode causar diversos danos à saúde.
Queimaduras, alergias, ardência nos olhos e irritação na garganta são os problemas mais frequentes e que podem evoluir para lesões mais graves, afetando órgãos internos e externos.
O álcool, por exemplo, não pode ser manuseado próximo a fontes de calor devido ao risco de explosões. Já a água sanitária deve ser diluída antes do uso e o contato direto com a pele deve ser evitado.
Além disso, evite misturar produtos, use máscaras durante a aplicação e deixe o ambiente ventilado.
Guarde os produtos em lugares específicos
Defina um local apropriado para armazenar os produtos de limpeza. Mantenha-os longe de alimentos, crianças e animais de estimação para evitar contaminação e acidentes.
Outra dica importante é manter os produtos com suas embalagens e rótulos originais. E, claro, jamais utilize produtos clandestinos.
Os produtos químicos de limpeza devem passar pelo controle de qualidade da Anvisa, órgão que fiscaliza a fabricação destes itens e atesta a sua eficácia e segurança.
Sua lista de limpeza completa e eficiente!
Agora que você já sabe quais são os produtos de limpeza que não podem faltar na sua despensa é hora de montar a sua lista com os melhores itens do mercado.
A SuperPro Bettanin tem um catálogo completo de produtos, com todas as certificações necessárias e a qualidade que você precisa para ter um ambiente sempre limpo e seguro para todos.