Índice
ToggleLimpeza e higienização de ambientes é uma expressão comumente usada para definir uma única atividade: o ato de remover sujeiras de um determinado local. Entretanto, trata-se de um equívoco, afinal, estamos falando de duas atividades distintas. Mas, você sabe diferenciar esses conceitos?
A seguir, vamos aprender a diferença entre limpar e higienizar, além de conhecer mais detalhes dessa tarefa tão importante que é a higienização de ambientes.
Limpeza e higienização: quais as diferenças?
A limpeza é a remoção simples da sujeira, usando apenas água e alguns produtos químicos, em alguns casos. Pode ser feita manualmente ou com a ajuda de maquinário especial.
Na limpeza são removidas substâncias mais aparentes de pisos, objetos e superfícies, como poeira, gordura, areia e outros detritos.
Já a higienização é a remoção de vírus, bactérias e agentes nocivos à saúde, com uso de substâncias específicas, que farão a desinfecção do ambiente. O ideal é que a higienização seja feita por uma equipe especializada e com utilização de produtos profissionais.
Quais os principais riscos ao minimizar a limpeza e higienização?
O principal risco ao negligenciar a limpeza e higienização de ambientes é, sem dúvidas, a transmissão de doenças.
Superfícies com alto nível de contato físico, como corrimões, maçanetas, balcões, cadeiras, paredes e outros, possuem uma abundância de bactérias, vírus e outros microrganismos responsáveis pela multiplicação de diversas doenças, em especial, as respiratórias, como a gripe e suas variações.
Portanto, manter um local bem limpo e higienizado não é só questão de estética e conforto. É, além de tudo, uma questão de saúde individual e coletiva, já que todas essas doenças são de fácil contágio e transmissão.
Qual a importância de fazer a higienização dos ambientes?
Como vimos, a limpeza é a remoção superficial de sujidades, que até confere um aspecto estético agradável, mas não protege o usuário das contaminações causadas por microrganismos causadores de doenças.
A higienização, por sua vez, tem a função de eliminar vírus, fungos, ácaros e bactérias, proporcionando não só um ambiente bonito e agradável, mas também saudável, que é o mais importante.
Quais os níveis de higienização?
Existem níveis diferentes de higienização, que variam de acordo com o tipo de resíduo eliminado. Veja quais são:
Baixo
Na higienização de nível baixo, são eliminadas bactérias em estado vegetativo, vírus e fungos. Contudo, ficam preservados alguns esporos bacterianos, responsáveis por doenças sérias, como a hepatite e a tuberculose, por exemplo.
Médio
Aqui, são eliminados todos os fungos e bactérias do nível anterior, incluindo o bacilo da tuberculose. Entretanto, ainda sobrevivem a esse modo de higienização os vírus lentos e os esporos.
Alto
Na higienização de nível alto, cuja ação ideal é a realizada por empresas profissionais, são eliminadas grande parte das bactérias e fungos responsáveis por doenças.
Neste caso, sobrevivem a ação da higienização algumas bactérias mais resistentes e vírus lentos.
Quais os principais produtos usados na higienização de ambientes?
Para que a higienização realmente cumpra seu objetivo, que é remover fungos, vírus, bactérias e ácaros em suas formas diversas, é necessário usar produtos específicos para esta finalidade.
Desinfetante
O desinfetante é o principal produto usado na higienização de ambientes, aplicado logo após o processo de limpeza. O desinfetante deve ser usado conforme orientação do fabricante e, claro, precisa ter boa procedência.
Além de eliminar o mofo e outros agentes danosos, o desinfetante deixa o ambiente cheiroso e muito mais agradável.
Como vimos, a limpeza é a parte inicial do processo de higienização e deve ser realizada com utilização de outros produtos, como:
- Água;
- Sabão ou detergente;
- Água sanitária;
- Desengordurante e outros específicos para o tipo de superfície que será higienizada;
- Pano seco para remover o excesso de produto e de umidade.
Quais os materiais auxiliares e EPIs necessários na higienização de ambientes?
Manter o ambiente higienizado é fundamental para a saúde de todos que circulam pelo local. Contudo, não se pode esquecer de usar os EPI’s durante esse processo. Confira os principais:
Pulverizador
O pulverizador ajuda na aplicação dos produtos, evitando o contato direto com a substância utilizada.
Máscara
A máscara protege o rosto de respingos e odores fortes, além de evitar que substâncias nocivas contaminem o sistema respiratório.
Luva
Proteger as mãos também é necessário. Portanto, não deixe de usar luvas de tamanho adequado e com boa resistência para evitar queimaduras, alergias e contaminações após contato com os produtos químicos ou sujidades.
Conte com a qualidade dos produtos da SuperPro Bettanin
A SuperPro Bettanin possui todos os produtos e equipamentos que devem ser utilizados na limpeza e na higienização de ambientes. Além de variedade, investimos em qualidade e durabilidade. Tudo isso para oferecer para a sua empresa o melhor custo-benefício do mercado. Conheça o nosso catálogo!