Índice
ToggleA cozinha de restaurante é um ambiente que exige muito cuidado na hora da limpeza. Essa tarefa está diretamente ligada à boa gestão do negócio e também à segurança e satisfação dos clientes que se alimentam naquele espaço. Por isso, resolvemos listar algumas dicas de limpeza de cozinha de restaurante para facilitar essa tarefa no seu dia a dia. Acompanhe!
Dica: 6 cuidados ao limpar uma cozinha industrial
Quais os riscos de não fazer a limpeza correta da cozinha de restaurante?
Negligenciar a limpeza da cozinha de restaurante pode render vários prejuízos para a empresa. O primeiro deles é o risco de contaminação, que pode causar muitos problemas de saúde para os clientes, como intoxicações alimentares.
Outra consequência negativa é a incidência de multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização, como a Vigilância Sanitária. Essas situações prejudicam a imagem da empresa no mercado e podem ser determinantes para a perda de credibilidade e, até mesmo, para o fechamento do restaurante.
Portanto, é de extrema importância criar e seguir um cronograma de limpeza, aplicando todas as regras existentes para esse tipo de higienização, considerada de ordem profissional.
Dicas de limpeza para a cozinha do seu restaurante!
Por mais cuidado e atenção que você tenha na limpeza da cozinha do seu restaurante, sempre há algo que pode ser melhorado. Por isso, leia com atenção as nossas dicas e veja de que forma elas podem ser aplicadas no seu estabelecimento.
1. Planeje a limpeza diária
A limpeza diária é obrigatória e fundamental para que a cozinha permaneça sempre higienizada, sem acúmulo de sujeiras. Para ajudar nessa tarefa, crie um planejamento e anote tudo que deve ser limpo todos os dias, em qual horário e quem estará responsável por essa função.
Especifique também de que forma deve ser feita a execução dessa tarefa, sempre levando em conta as boas práticas de higiene determinadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A limpeza pesada é aquela mais profunda, que chega onde a limpeza diária não consegue. Ou seja, é quando você precisa tirar os móveis e utensílios do lugar, verificando todos os cantinhos que acumulam poeira e outras sujidades.
Dica: Limpeza e higienização de ambientes: entenda as diferenças
2. Determine a periodicidade das limpezas pesadas
Essa limpeza pesada pode ser feita a cada 15 dias ou semanalmente, dependendo do tamanho e da movimentação do seu restaurante. Defina uma data específica e siga esse cronograma fielmente.
A limpeza mais profunda ajuda a manter o ambiente limpo por completo, interferindo diretamente na qualidade dos alimentos.
3. Desinfete os utensílios e superfícies de contato com alimentos
A desinfecção dos utensílios e das superfícies com as quais os alimentos entram em contato é imprescindível e não pode falhar, pois evita a contaminação dos alimentos, algo impensável em um restaurante.
Após a limpeza inicial realizada com água e sabão, use um desinfetante e higienize bancadas, lava-louças, geladeira, fogão e demais equipamentos usados diariamente.
Escolha produtos específicos para uso em cozinha e opte por produtos sem cheiro, para que não haja contaminação dos alimentos. Por estarem próximos de alimentos, esses materiais de limpeza podem influenciar no gosto das refeições e isso deve ser evitado a todo custo.
4. Cuide do lixo gerado pela cozinha
O armazenamento e o descarte correto do lixo são tarefas importantíssimas em qualquer cozinha. Em um restaurante, esse cuidado deve ser redobrado devido ao grande risco de contaminação.
O primeiro passo é separar o lixo orgânico do reciclável. Em relação aos recicláveis, certifique-se de que estejam sem restos de comida antes de irem para a lixeira.
Já o lixo orgânico deve ser armazenado o mais longe possível do restaurante para não atrair moscas, ratos, baratas e outros insetos extremamente prejudiciais à saúde de qualquer ambiente.
A limpeza adequada das lixeiras também é outro fator muito importante e que deve ser feita regularmente, usando os produtos certos — como desinfetantes, por exemplo — para eliminar todos os microrganismos responsáveis pelo mau cheiro.
Além disso, a pessoa responsável pelo manuseio e descarte do lixo não pode ser a mesma que manipula os alimentos. Esteja sempre muito atento quanto a isso.
5. Utilize os produtos adequados
Uma cozinha profissional possui muitos objetos, utensílios e eletrodomésticos diversos. Por possuírem sujidades diferentes, exigem também o uso de produtos específicos, que atendam à necessidade de cada um.
Faça a limpeza individual de cada item, levando em conta essas particularidades. Dessa forma, você garante que todos os objetos e utensílios estejam realmente limpos e desinfetados, uma vez que foram higienizados do jeito certo.
Como tirar a gordura pesada na cozinha de restaurante?
Uma das tarefas mais exigentes e necessárias na cozinha de um restaurante é a retirada da gordura pesada, aquela gordura que insiste em permanecer no local mesmo após uma grande faxina.
Mesmo que dê um pouco mais de trabalho, essa tarefa deve ser cumprida. A gordura resistente também facilita a contaminação das refeições, atrai insetos e animais que causam doenças, além de deixar a cozinha com um aspecto sujo e desagradável.
Produtos indicados para tirar a gordura pesada
Pode ser que os produtos tradicionais, como a água e o sabão, não sejam suficientes para remover a gordura pesada. Nessas situações, é preciso investir em produtos específicos para esse tipo de sujeira. Confira as opções indicadas:
Desengordurante
É considerado produto ideal porque possui uma fórmula criada exatamente para a função de eliminar gordura pesada. Invista em um bom desengordurante e utilize para limpar pias, paredes, objetos e superfícies.
Detergente
Na ausência do desengordurante, o detergente neutro também pode ajudar, embora não tenha uma ação tão rápida quanto o produto anterior, exigindo um pouco mais de esforço na hora de esfregar o local.
Bicarbonato de sódio
O bicarbonato dissolve a gordura, deixando-a mais fácil de ser retirada. Basta usar água quente na mistura e aplicar sobre qualquer tipo de gordura.
Água quente
Pode ser usada com vinagre, bicarbonato, detergente ou desengordurante. O calor da água faz com que a gordura perca resistência e derreta mais rápido. Por isso, sempre prefira usar água quente nessa tarefa.
Fique atento às normas de higiene e segurança!
Para auxiliar proprietários de restaurantes na higienização do seu local de trabalho, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) criou um manual de boas práticas com várias dicas para o setor alimentício. Confira as principais:
- O local de trabalho deve estar sempre limpo e organizado;
- A limpeza deve ser feita sempre no final de qualquer atividade realizada;
- Objetos e utensílios desnecessários devem ser eliminados da cozinha;
- Bancadas e outras superfícies que tenham contato direto com os alimentos devem estar sempre limpas e sem rachaduras;
- Produtos de limpeza clandestinos não devem ser utilizados;
- Produtos de limpeza não podem ser guardados com alimentos;
- Banheiro e cozinha não podem ter comunicação direta;
- Todas as lixeiras precisam ter tampa e pedal e também devem ser fáceis de lavar;
- O lixo deve ser retirado diariamente em sacos bem fechados;
- É obrigatório lavar as mãos logo após manipular o lixo;
- As mãos devem ser lavadas frequentemente;
- A pia destinada à lavagem das mãos não deve ser a mesma usada para a lavagem de alimentos e louças;
- Alimentos a serem consumidos crus não devem manter contato com os alimentos que serão consumidos cozidos;
Para uma cozinha bem higienizada, conte com a SuperPro Bettanin
Como vimos, a limpeza de cozinha de restaurante é uma tarefa bastante exigente e realmente necessária, sendo orientada, inclusive, por órgãos de fiscalização devido aos riscos que este ambiente sujo oferece. Por isso, crie um controle rígido de higienização e invista em produtos e equipamentos de qualidade para que o resultado seja ainda mais eficiente.
A SuperPro Bettanin tem uma linha completa de produtos, equipamentos e acessórios de limpeza para uso doméstico e profissional. Conheça o nosso catálogo e escolha os produtos que farão total diferença na execução do seu trabalho.