Índice
ToggleProporcionar um ambiente limpo, acolhedor e seguro para pacientes é um dos motivos que fazem a limpeza de consultório ser tão importante.
A higienização desses espaços deve ser feita de acordo com fatores específicos, como técnica, produtos adequados e periodicidade correta.
Confira algumas dicas para não errar na execução dessa tarefa.
A importância da limpeza de consultório médico
Já pensou em visitar um consultório médico e se deparar com um piso sujo, paredes manchadas, cadeiras com restos de alimentos e outros sinais de sujeira? Nada disso combina com o tipo de ambiente, não é verdade?
Encontrar um espaço limpo é o mínimo que os pacientes esperam ao buscarem um atendimento médico. Esse cuidado é essencial e faz com que as pessoas se sintam acolhidas, satisfeitas e seguras, além de ser determinante para a imagem que o local deseja passar.
Além do fator estético, a limpeza de consultório também é uma questão de saúde. A higienização correta de salas, corredores e recepção reduz o risco de contaminação, previne o surgimento de doenças e auxilia na recuperação da pessoa enferma.
Todos esses benefícios são importantes e necessários tanto para pacientes, quanto para acompanhantes, visitantes e demais colaboradores que atuam naquele espaço.
Quais os principais produtos para limpeza de consultórios?
A limpeza de consultório só é eficiente se forem utilizados os produtos corretos. Saiba quais são os materiais de limpeza que não podem faltar na higienização desses ambientes:
Detergente neutro
Remove sujeira e gordura de pisos, bancadas e objetos. Por ser neutro, pode ser usado em diferentes superfícies e cômodos, sem gerar irritações na pele.
Hipoclorito de sódio
Indicado para desinfetar panos, baldes, vassouras, bancadas e pisos.
Desinfetante
A ação desinfetante remove vírus e bactérias, além de deixar um cheiro agradável no ambiente.
Álcool 70%
Fundamental em todos os cômodos do consultório, o álcool 70% elimina vírus e microrganismos, evitando contaminações. Além de ser usado na higienização, o álcool em gel também deve ser disponibilizado para a limpeza das mãos.
Sabonete germicida
Sabonete apropriado para a higienização das mãos, pois remove germes e micróbios. Deve estar à disposição em banheiros, copas e cozinhas.
Panos de limpeza
Os panos são multifuncionais, podendo ser utilizados para remover poeira, aplicar produtos, absorver líquidos, dentre outras tarefas. Devem ser específicos para cada ambiente e precisam ser higienizados com hipoclorito após o uso. O descarte e a devida substituição devem ocorrer com frequência.
Rodos e vassouras
As vassouras não são as mais indicadas para a remoção de poeira, mas podem ser úteis em algum momento. O ideal mesmo é limpar o chão usando um rodo e um pano umedecido.
Desta forma, é possível limpar sem espalhar partículas de poeira pelo ar, evitando contaminações e problemas respiratórios.
Baldes
Os baldes são usados como recipientes para misturar produtos e carregar objetos. Higienizá-los depois do uso é essencial.
Sacos para lixo
Os sacos de lixo devem ser do tamanho adequado das lixeiras. É preciso levar em consideração também o tipo e a quantidade de resíduo descartado para escolher a resistência mais adequada do produto.
Lixeiras com tampa
As lixeiras com tampa são ideais para consultórios médicos porque elas não deixam o lixo à mostra, evitam a presença de moscas e outros insetos e reduzem a propagação de odores.
Além disso, prefira lixeiras com acionamento por pedal, que impede que ela seja tocada pelas mãos na hora do descarte do lixo.
EPIs
Os EPIs são de uso obrigatório pelos profissionais de limpeza. Então, garanta que todos estejam disponíveis em tamanho e qualidade corretos. São indispensáveis: luvas, toucas, máscaras e aventais.
Leia também: Quais as demandas de limpeza da gestão de facilities?
Erros comuns na limpeza de consultórios e como evitá-los
Existem alguns erros que são muito comuns durante a limpeza do consultório, mas que não devem acontecer. Saiba quais são e como evitá-los:
Confundir limpeza e higienização
A limpeza, na verdade, é a primeira parte desse processo tão importante. Ela ocorre com a remoção da sujeira mais aparente para, em seguida, ser feita a higienização, técnica na qual ocorre a desinfecção do consultório com produtos específicos, como desinfetantes.
Realizar movimentos errados
Os movimentos realizados na higienização de pisos devem seguir uma única direção, de preferência, de dentro da sala para fora. Evite movimentos de vai e vem.
Usar produtos inadequados
Produtos de uso doméstico não são indicados para a limpeza de espaços corporativos. Prefira sempre usar produtos profissionais, pois são mais fortes, concentrados, duráveis e têm melhor custo-benefício.
Fazer limpeza a seco
É muito comum o uso de vassouras para limpar o piso, mas esta não é uma prática correta porque a vassoura tende a espalhar partículas de sujeira pelo ar. Em vez disso, use panos úmidos e mops de limpeza, que são ainda mais seguros.
Descuidar do balcão de atendimento
Antes de chegar ao consultório, o paciente passa pelo balcão e traz em suas mãos inúmeras partículas contaminantes. Portanto, não deixe de higienizar essa superfície correta e frequentemente.
Não armazenar corretamente produtos de limpeza
Guarde os produtos de limpeza em armários ou cômodo adequado e elimine a prática indevida de deixar carrinhos de limpeza pelo corredor. Além de alterar a estética do local, a exposição de produtos químicos pode causar diversos acidentes.
Dicas para a higienização do consultório
A frequência da higienização do consultório também contribui para uma limpeza consistente. Saiba qual é a periodicidade recomendada e conheça outras dicas interessantes:
- Periodicidade da limpeza
A limpeza de consultórios deve ser feita diariamente, uma ou duas vezes, dependendo do fluxo de pessoas e do tipo de atendimento realizado. Limpar apenas quando estiver com sujeira aparente é uma falha grave e deve ser evitada.
- Atenção às áreas críticas
Sanitários, poltronas, maçanetas, macas e ambientes com alto tráfego de pessoas são consideradas áreas críticas e precisam de uma limpeza mais frequente para evitar a circulação de vírus e bactérias.
- Saiba por onde começar
A limpeza do consultório deve começar pelas áreas menos contaminadas, terminando nos espaços mais sujos. Esse cuidado é necessário para evitar levar agentes nocivos de um ponto a outro da clínica.
- Evite o excesso de objetos
O consultório e demais cômodos do espaço de saúde devem ter uma decoração simples e minimalista, apenas com o que é essencial. Evite manter muitos objetos, pois eles também acumulam poeira e vão exigir ainda mais atenção da equipe de limpeza.
SuperPro Bettanin: tudo que você precisa para a limpeza e higienização de ambientes
A limpeza de consultório é uma tarefa exigente, mas pode se tornar bem simples se forem usados os produtos corretos e as técnicas adequadas.
Conheça o catálogo completo de produtos da SuperPro Bettanin e saiba como podemos ajudar a manter o seu espaço de saúde sempre limpo e seguro!