Índice
ToggleA limpeza de condomínio é uma atividade complexa, que exige muita organização e planejamento para ser eficiente, segura e econômica.
Vamos conhecer as melhores práticas de limpeza de condomínio, incluindo técnicas de higienização, cuidados e dicas de economia? Continue lendo para saber mais!
A importância da limpeza adequada de um condomínio
Sabe aquela sensação gostosa que você tem ao chegar em casa e ver tudo limpinho, organizado e cheiroso? Essa satisfação também é buscada por todos que utilizam as áreas comuns de um condomínio.
Além de proporcionar um ambiente agradável para moradores, visitantes e prestadores de serviço, a limpeza mantém essas pessoas seguras de contaminações que podem ser causadas por sujeira, insetos, vírus e outros agentes nocivos.
A limpeza de condomínio estimula a convivência entre os moradores e também a cordialidade entre os condôminos e o síndico, pessoa responsável pela manutenção e higienização desse tipo de ambiente.
Então, não vale a pena descuidar, não é mesmo? Investir em uma boa limpeza também é estreitar laços, promover conforto, credibilidade e, claro, segurança.
Tipos de limpeza de condomínios
Saber sobre os tipos de limpeza existentes é importante para a escolha da opção mais adequada e também para a execução correta das técnicas. Entenda melhor:
Limpeza geral
Envolve a limpeza de todo o prédio, com ênfase nas áreas com maior circulação de pessoas, como os corredores, portarias, elevadores, etc. A limpeza geral deve ser feita todos os dias ou, pelo menos, três vezes por semana.
Limpeza de conservação
Aqui, o objetivo é fazer uma limpeza mais superficial com remoção de poeira das superfícies, retirada do lixo e outras ações pontuais. Também deve ser feita diariamente ou em um intervalo curto de tempo.
Limpeza de manutenção
Nesse tipo de limpeza, o foco é o trabalho preventivo. Algumas tarefas importantes são a dedetização, a correção de infiltrações, a limpeza da caixa d’água e outros pequenos reparos.
Cuidados necessários para fazer a limpeza do condomínio
Agora vamos às dicas para colocar a limpeza em prática:
- Determine uma rotina de limpeza
Esse é o primeiro passo, considerado o mais importante. A partir dele as outras atividades serão elaboradas. No cronograma, serão listados as áreas e os itens que serão higienizados, além da frequência da limpeza.
- Faça um checklist de limpeza
O checklist é um pequeno resumo do cronograma, que deverá ser aplicado naquele momento específico. Pode variar conforme a área e os objetos que serão limpos. Trata-se de uma lista de afazeres, com indicação do profissional responsável pela tarefa.
Dica: Como um checklist de limpeza e conservação pode auxiliar nas rotinas diárias
- Crie normas de limpeza do condomínio
Defina algumas regras obrigatórias a serem seguidas pelos profissionais, como o descarte correto do lixo e o uso de determinado material de limpeza, por exemplo.
- Contrate profissionais especializados
É importante contar com uma equipe especializada em limpeza de condomínios. São pessoas capacitadas, experientes, que sabem usar corretamente os materiais e equipamentos, realizando um trabalho mais eficiente.
- Evite o acúmulo de sujeira no dia a dia
Para que um ambiente esteja sempre limpo e agradável é fundamental que a limpeza geral e a limpeza de conservação sejam feitas todos os dias, de preferência. Assim, não há acúmulo de poeira e o prédio não passa aquela má impressão de descuido.
- Disponibilize equipamentos de segurança
O uso de EPIs, equipamentos de segurança, são imprescindíveis. São acessórios que protegem a equipe do contato direto com produtos químicos, além de facilitar o trabalho dos profissionais e valorizá-los.
Os principais EPIs são: máscaras, luvas, capacetes, toucas, aventais e botas.
- Utilize produtos de limpeza adequados
Existem vários produtos de limpeza no mercado que se dividem entre uso doméstico e profissional. Para a limpeza de condomínios, o ideal é optar pelos materiais de uso profissional.
São itens vendidos em maior quantidade, possuem melhor custo-benefício, com ingredientes ativos direcionados a uma limpeza mais pesada e específica, além de serem mais eficientes.
Dica: Conheça as vantagens dos produtos de limpeza profissional
Como economizar na limpeza de condomínio?
O condomínio é um espaço de grandes proporções, e exige uma limpeza efetiva e contínua. Como atender a essa demanda sem aumentar os custos com aquisição de produtos e materiais de limpeza? Confira algumas dicas:
Prefira produtos de uso profissional
Os produtos de uso profissional são vendidos em volumes maiores, são mais concentrados e têm alto rendimento, o que os torna muito mais vantajosos em relação aos produtos de uso doméstico.
Além de mais fortes e eficientes, os produtos profissionais também são mais econômicos, duráveis e suas embalagens ocupam menos espaço na despensa. Ou seja, são materiais com excelente custo-benefício.
Entre preço e qualidade, fique com a segunda opção
Produtos de qualidade têm boa procedência, são desenvolvidos de acordo com normas legais de fabricação, atendem às medidas de segurança estabelecidos em lei e são eficientes de verdade.
Prefira esses produtos em vez de adquirir itens de origem duvidosa apenas devido ao preço mais atrativo. Qualidade é sinônimo de eficiência e segurança, dois fatores indispensáveis à limpeza de condomínio.
Contrate uma equipe especializada
Uma equipe de limpeza profissional conhece as melhores técnicas de higienização, sabe manipular corretamente os produtos químicos e segue as medidas de segurança estabelecidas. Portanto, oferece um trabalho de qualidade, com o melhor custo-benefício.
Oriente sobre desperdícios
Uma equipe de limpeza experiente e bem treinada tem competência técnica para utilizar os produtos de limpeza da forma mais eficiente possível.
Mesmo assim, não custa nada reforçar a importância da economia tanto no uso de energia, necessária ao funcionamento de equipamentos elétricos, quanto no uso dos itens de limpeza, como detergentes, panos, desinfetantes, etc.
Tenha um cronograma de limpeza
O cronograma serve para organizar a limpeza, otimizar o trabalho, elencar as áreas que merecem mais atenção, definir métodos de higienização, além das datas e horários mais adequados.
Faça uma limpeza periódica
Quanto mais frequente for a limpeza do condomínio, menos tempo, material e pessoal serão investidos na próxima tarefa. Por outro lado, a limpeza periódica deixa o espaço sempre bonito, elegante e agradável.
Faça uma boa gestão de compras
Prefira fazer compras mensais, consideradas mais econômicas do que as aquisições semanais ou quinzenais. Caso falte algum material ao longo do mês, é possível repor sem onerar muito o orçamento.
SuperPro Bettanin: tudo para uma limpeza profissional eficiente e segura
Realizar a limpeza de condomínio com eficiência e sem custos elevados é um desafio para gestores de condomínios. Mas, com organização, técnica e com a ajuda dos produtos certos, é possível ter um espaço sempre limpo e agradável sem gastar muito.
A SuperPro Bettanin tem um catálogo completo de produtos que vão auxiliar você nessa tarefa. Confira!