Índice
ToggleVocê sabia que a contaminação cruzada é uma das causas mais comuns de adoecimento de pessoas e que pode resultar em complicações graves? A seguir, alguns cuidados importantes para evitar que isso aconteça na sua casa ou ambiente de trabalho.
O que é a contaminação cruzada?
A contaminação cruzada é a transferência de agentes nocivos à saúde, como vírus, bactérias e outros microorganismos, de um lugar para outro. Esse lugar pode ser uma superfície, um alimento, uma pessoa, etc.
Quando isso acontece, o risco de alguém ficar doente por ter entrado em contato ou por ter consumido esse agente é muito grande, principalmente porque a transferência acontece de forma silenciosa, difícil de detectar.
Dica: Protocolos de higienização de hotéis: entenda o que é e como seguir
Como ocorre a contaminação cruzada?
A contaminação cruzada pode acontecer através da manipulação de alimentos, sendo esta a causa mais comum. Além disso, o compartilhamento de objetos e a higienização incorreta das mãos também estimulam esse tipo de contaminação.
Um exemplo é quando uma faca que foi usada para cortar carne crua é novamente utilizada para cortar outro alimento que será consumido logo em seguida, como uma fruta.
A contaminação cruzada também acontece quando materiais de limpeza são usados, ao mesmo tempo, em ambientes diferentes, como cozinha e banheiro, por exemplo.
Qual a importância de evitar a contaminação cruzada?
Como vimos, a contaminação cruzada é uma das causas de infecções nos mais variados ambientes. Evitando a contaminação cruzada, evitamos também a proliferação de doenças que, muitas vezes, podem ser fatais.
Por mais difícil que seja manter um espaço cem por cento protegido da ação de microorganismos, precisamos fazer a nossa parte para evitar que essa situação se torne uma constante, seja em ambientes domésticos ou profissionais.
Como realizar a limpeza para evitar a contaminação cruzada?
Sim, é possível evitar a contaminação cruzada adotando regras mais rígidas de higiene, seguindo essas regras e observando com atenção todos os passos dados durante a limpeza. Confira as dicas:
Comece limpando de cima para baixo
Seguindo esse sentido, a sujeira das áreas superiores será depositada no chão, sendo removidas no final da faxina. Então, o piso é o último a ser limpo. Além de mais higiênico, esse processo é mais prático.
Opte por começar a limpar do lugar menos sujo para o mais sujo
Obviamente, é mais fácil encontrar microrganismos em locais com maior depósito de sujeira e umidade. Dando preferência aos locais menos sujos, você evita levar agentes nocivos de um lugar para outro e reduz o tempo dedicado à faxina.
Utilize um borrifador
O uso do borrifador evita o contato direto do produto e das mãos com as superfícies que serão higienizadas. Além disso, é um jeito economizar, fazendo uso eficiente daquele material de limpeza.
Mantenha um cronograma de limpeza
Criar e seguir um cronograma de limpeza é a melhor maneira de manter todos os espaços sempre bem limpos. Além disso, ao separar os dias destinados a cada ambiente, é mais difícil transferir os microorganismos de um lugar para outro.
Faça a separação dos produtos por áreas
É uma estratégia bem simples e eficiente para evitar a contaminação cruzada. Basta separar um kit de limpeza para cada cômodo, evitando misturá-los durante a faxina.
Para facilitar, defina cores para cada local, especialmente para o banheiro, cozinha e quintal. Utilize vassouras, mops, rodos, panos e baldes de cores diferentes para lembrar de usá-los sempre no mesmo ambiente para o qual foram destinados.
Os produtos da SuperPro já vem com códigos de cor para setorizar os ambientes e não correr o risco de usar em outro ambiente. Para facilitar no dia a dia, um exemplo de categorização de limpeza seria: defina a cor vermelha para a cozinha, que é um ambiente altamente crítico para contaminação. Assim, utilize a vassoura vermelha, o rodo vermelho, o mop vermelho e pano TNT ou microfibra vermelho ou laranja.
Utilize produtos profissionais de qualidade comprovada
Os produtos profissionais são os mais indicados para a limpeza completa, pois têm maior potencial de higienização. Além disso, escolha itens certificados, de empresas conhecidas e com qualidade comprovada.
Dicas para um ambiente livre de contaminação cruzada!
Caprichar na limpeza é importante para evitar a contaminação cruzada, mas existem outros cuidados que também devem ser adotados para reforçar a busca por um ambiente saudável.
Limpe e higienize o ambiente regularmente
Crie o hábito de limpar e higienizar o ambiente de trabalho com frequência, evitando o acúmulo de sujeira. Assim, é mais fácil manter o espaço limpo por mais tempo e afastar micro-organismos.
Mantenha boas práticas de higiene
Antes de manusear utensílios e alimentos, retire o esmalte das unhas, anéis, pulseiras e outros acessórios. Use touca no cabelo e os homens devem aparar a barba e o bigode também.
Outra dica é lavar as mãos corretamente antes, durante e depois do preparo dos alimentos.
Leia também: Segurança dos alimentos: entenda o que é e como se adequar às normas
Ofereça os materiais e estrutura necessária para os colaboradores
Toucas, luvas, aventais, álcool 70%, detergente, papel toalha e outros produtos devem estar disponíveis para os funcionários. Invista também em uma estrutura condizente com as exigências do local, como a disponibilidade de pia para lavar as mãos e outra para lavar alimentos, por exemplo.
Com produtos e equipamentos de limpeza adequados e de fácil acesso, a equipe de trabalho terá condições práticas de seguir as regras de higienização estabelecidas.
Conte com a qualidade da SuperPro Bettanin
Procurando produtos e materiais de limpeza para garantir a higiene e a segurança da sua casa ou do seu local de trabalho? Conheça o catálogo da SuperPro Bettanin. Temos a maior variedade e a melhor qualidade do mercado. Acesse e confira.