Índice
ToggleO saco de lixo é indispensável na limpeza e conservação de ambientes. Por isso, precisa ser resistente e do tamanho adequado à lixeira que vai recebê-lo.
Além disso, é importante escolher o saco ideal para o tipo de lixo que será descartado. Vamos saber como escolher o saco de lixo ideal para a sua necessidade? Confira!
A importância de escolher o saco de lixo correto
O saco de lixo contribui para a higiene e segurança dos ambientes, pois evita a exposição dos resíduos e o escape de maus odores, deixando o local sempre limpo e agradável para todos.
Por isso, precisa ser resistente, para evitar vazamentos, e deve se adequar à cada lixeira. O encaixe deve ser correto e seguro, pois evita que o saco desprenda da borda e escorra para dentro da lixeira, inviabilizando a coleta.
Escolher o saco de lixo certo otimiza o trabalho da equipe de limpeza, que não terá que lidar com os resíduos deixados pelo caminho caso o saco sofra rasgos durante o trajeto.
Por fim, ao escolher um saco resistente, ideal para cada tipo de resíduo, você também está auxiliando os coletores e profissionais de limpeza urbana no carregamento desses dejetos, parte principal do trabalho.
Tipos de sacos de lixo disponíveis no mercado
Se você acreditava que saco de lixo era tudo igual, entenda agora algumas diferenças que existem. Veja só:
Leve
Suporta até 15kg, é o mais indicado para ambientes corporativos, em que há descarte de materiais mais leves, como papéis e objetos de plástico.
Médio
Absorve até 20kg de lixo e seu uso é multifuncional, sendo adequado para todos os ambientes, desde que se respeite o volume contido na embalagem.
Reforçado
Aqui, temos o saco de lixo mais resistente, que resiste até 25kg de material. É o melhor para dejetos volumosos e pesados.
Saco de lixo para diferentes tipos de resíduos
Outra diferenciação dos sacos de lixo está no tipo de dejeto que eles vão acomodar. Ter esse cuidado é muito importante para não expor outras pessoas a produtos que possam causar ferimentos ou problemas de saúde.
Entenda melhor:
Para resíduos não orgânicos
Aqui entra o lixo reciclável. Sempre que possível, estimule a coleta seletiva e a reciclagem desses produtos, separando-os do lixo orgânico. Use sacos de lixo maiores para juntar uma boa quantidade desses objetos e, depois, destiná-los aos recicladores.
Para resíduos orgânicos
Restos de alimentos devem ser descartados, se possível, em sacos de lixo biodegradáveis, de rápida decomposição. Não sendo possível, escolha o saco reforçado, que evita rasgos na hora do manuseio.
Para resíduos perigosos
No caso de remédios vencidos, baterias e lâmpadas fluorescentes, por exemplo, tenha o cuidado de armazená-los bem para evitar acidentes. Em seguida, faça o descarte de acordo com o tipo de material, levando o que sobrou à empresa fabricante, por exemplo, ou aos postos de coleta, evitando jogá-lo no lixo comum.
Leita também: Limpeza empresarial: 5 dicas para organizar uma rotina
Capacidade e dimensões: qual tamanho é o ideal para você?
Os sacos de lixo são divididos conforme a sua capacidade, definida em litros. Essa capacidade também estabelece sua dimensão, que deve se adequar ao tamanho de cada lixeira. Assim, temos:
- sacos de 15 litros: ideal para lixeiras pequenas, de banheiro e de pia;
- sacos de 30 litros: ideal para lixeiras de cozinha e de escritório;
- sacos de 50 litros: indicados para lixeiras de tamanho médio, como aquelas usadas em áreas de serviço;
- sacos de 105 litros, 150 litros ou 200 litros: são os maiores sacos, indicados para lixeiras grandes, que precisam acumular muitos resíduos.
Os tamanhos citados auxiliam na escolha do saco de lixo. Mas, como existem vários tipos de lixeiras diferentes, é importante observar na embalagem o seu tamanho em centímetros.
Outra dica interessante é ter várias unidades de cada tamanho para não correr o risco de deixar alguma lixeira sem o acessório.
O que levar em consideração quando for escolher um saco de lixo?
Como você viu, saco de lixo não é tudo igual. Por isso, é preciso ficar atento às suas características para fazer a melhor escolha. Veja o que observar:
Rigidez
Sacos rígidos são mais resistentes aos rasgos, mantendo o lixo seguro e sem transbordar.
Medidas
Escolha um saco para cada tipo de lixeira. Assim, há um aproveitamento melhor do acessório, ampliando o seu custo-benefício.
Material
Leve em consideração o tipo de lixo que será descartado, preferindo sacos mais resistentes para produtos mais pesados, por exemplo.
Especificidade
Caso faça a separação do lixo para a coleta seletiva, prefira sacos maiores para acomodar vários itens de uma vez. Já para lixo orgânico, o ideal são os sacos menores, já que os resíduos exigem um descarte mais rápido.
Impermeabilidade
Não é só a resistência que é importante em um saco de lixo, mas também a proteção contra vazamentos. Nada mais irritante do que levar o lixo para fora e deixar um rastro de líquido espalhado pelo caminho, não é mesmo?
Tamanho adequado
Existem várias lixeiras com tamanhos diferentes. Escolha o saco de lixo que se encaixe nos modelos disponíveis no seu local de trabalho.
Como fazer o descarte correto do lixo?
Como sabemos, o lixo orgânico e o lixo reciclável não devem ser misturados ao serem jogados fora porque o material orgânico suja e contamina o material reciclável, impedindo o seu reaproveitamento.
Para facilitar a separação e estimular a reciclagem, é importante saber como fazer esse descarte correto, a começar pelo tipo de saco utilizado. Confira algumas dicas:
Descarte de lixo orgânico
Nessa categoria, entram os restos de alimentos, frutas, legumes e folhas secas. O descarte deve ser feito em sacos de lixo biodegradáveis, que se decompõem rapidamente, causando menos impacto ambiental.
Descarte de lixo reciclável não perigoso
Esse tipo de resíduo abrange plástico, madeira, papelão, vidro e alumínio. O ideal é que esses materiais sejam descartados em sacos de lixo igualmente recicláveis, afinal, ao ser jogado fora, o saco utilizado também vai virar lixo. Por isso, é necessário minimizar os impactos na natureza.
Descarte de lixo perigoso
É considerado perigoso o lixo inflamável, reativo e corrosivo, como as tintas, os produtos químicos, o material hospitalar, as pilhas e baterias.
O ideal é devolver as embalagens desses produtos, ou o que sobrou deles, para seus fabricantes para um descarte correto. Não sendo possível, embale-os em uma caixa de papelão e nomeie o material para que os coletores possam buscar um destino mais adequado.
Lixeiras coloridas
As lixeiras coloridas também auxiliam no descarte correto do lixo. Em condomínios, comércios, espaços públicos e escolas é interessante utilizá-las para estimular a reciclagem de papel, plástico, alumínio e papelão.
Sacos de lixo de cores diferentes
Na ausência das lixeiras, usar sacos de cores diferentes também é uma alternativa para facilitar a coleta e a reciclagem, especialmente em condomínios, unidades de saúde e similares. Veja só:
- Saco azul: adequado para armazenar o lixo seco e reciclável;
- Saco preto: indicado para acomodar o lixo orgânico;
- Saco branco: ideal para o lixo hospitalar.
Tão importante quanto oferecer opções que garantam um destino correto do lixo é contar com a participação de todos. Por isso, a conscientização é fundamental e pode ser estimulada mediante campanhas periódicas.
SuperPro Bettanin: sacos de lixo de qualidade para a sua limpeza
Está procurando sacos de lixo de qualidade para melhorar o seu trabalho? Conte com a SuperPro Bettanin! Temos um catálogo completo de produtos, incluindo sacos de lixo de diversas cores, tamanhos e resistência, para que você tenha as melhores opções de material para a sua limpeza.