Índice
ToggleO mop é um item que caiu no gosto de donos e donas de casa e de profissionais de limpeza que buscam por praticidade, rapidez e eficiência na hora da faxina. O que algumas pessoas não sabem é que o mop de limpeza é muito mais do que um esfregão e pode ser usado para várias atividades na hora da faxina. Vamos saber mais sobre essas e outras características do mop?
Afinal, o que é o mop de limpeza?
MOP é um termo em inglês que significa esfregão. O utensílio doméstico foi elaborado por uma dona de casa americana, inconformada com os esfregões comuns. Ela mesma montou o esfregão com tiras de tecido, um projeto que se aperfeiçoou com o passar do tempo.
Hoje, podemos encontrá-lo em várias versões. Temos o giratório, modelo mais comum, que possui um esfregão e um balde com ação centrifugadora.
Outra versão é o modelo spray, que vem com dispenser para líquidos e lança o produto de limpeza no piso que está sendo higienizado.
Já o Mop Sekito possui uma espuma cilíndrica na extremidade que ajuda a enxugar a água do piso molhado.
Quais os tipos de mop de limpeza?
Com a popularização do acessório na limpeza doméstica e profissional, surgiram várias opções do produto no mercado. Conheça agora os principais tipos de mop de limpeza e as indicações de uso de cada um deles para facilitar a sua escolha.
Giratório
Esse modelo é o mais comum e mais fácil de encontrar. Muito útil na limpeza de diversos ambientes, o mop giratório é formado por um pequeno balde com uma centrífuga e um esfregão circular usado para limpar e secar o chão.
Spray
Uma das evoluções do mop é o tipo spray. Essa versão possui um compartimento onde fica armazenado o produto de limpeza que será usado na higiene do piso. O líquido é jogado no chão por meio de um gatilho.
Esse modelo é mais indicado para uma limpeza simples, quando o chão está varrido e livre de sujidades mais resistentes. O formato retangular da base do mop facilita a limpeza de cantinhos mais difíceis de alcançar com o mop circular.
Mop tira pó
O objetivo desse modelo é a remoção da poeira, assim como faz a vassoura comum, mas sem espalhar os resíduos pelo ambiente, semelhante ao trabalho de um aspirador. Essa versão também auxilia na absorção de líquidos.
O refil pode ser trocado para a higienização e substituição, quando necessário, elevando o custo-benefício do produto.
Mop Cordão Microfibra
Este modelo possui codões de microfibra na base, e é perfeito para ser usado com qualquer tipo de produto de limpeza. Além disso, pode ser levado na máquina.
Principais benefícios de usar um mop na limpeza diária
O mop caiu no gosto dos responsáveis pela limpeza doméstica e profissional de ambientes e não é difícil entender a razão disso. Afinal, são muitas as vantagens do produto. Por exemplo:
Pode ser usado de diversas formas
O mop é versátil e pode ser usado para varrer, eliminar pó, fios, líquidos, encerar o chão, limpar vidros ou simplesmente passar o pano para deixar o piso completamente livre de poeira. Utilizá-lo para limpar paredes e teto também é muito comum.
Pode ser usado seco
O uso do mop seco é ideal para a aplicação de produtos no piso, como a cera, usada para lustrar e dar brilho.
Pode ser usado úmido
Úmido, o mop é usado para completar a limpeza da superfície, removendo sujeiras e aplicando desinfetante, por exemplo.
Utiliza o pano de microfibra
O pano de microfibra é o mais indicado na limpeza, pois não solta fios e nem risca a superfície. O mop utiliza esse tipo de pano e, por isso, é bem mais eficiente.
4 formas de usar o mop na limpeza
O mop é mesmo um objeto versátil e cheio de vantagens. Veja a seguir diferentes formas de usá-lo na limpeza e higienização da sua casa ou escritório.
1. Varrer o chão
Que tal trocar a vassoura pelo mop? Sim, ele também pode ser usado para varrer o chão, com a vantagem de não espalhar a poeira, uma excelente opção para alérgicos.
2. Lustrar móveis
Se você não gosta da ideia de usar um pano para lustrar os móveis, também pode trocá-lo pelo mop. Só tenha o cuidado de adquirir uma unidade apenas para essa tarefa.
3. Limpar móveis
O espanador é o item de limpeza mais usado para retirar poeira dos móveis, mas também pode ser trocado pelo mop tranquilamente na sua versão seca.
4. Eliminar a poeira
Além de substituir a vassoura, o mop também pode ser usado no lugar do aspirador de pó na hora de eliminar a poeira mais leve.
Quais produtos usar com o mop?
A escolha dos produtos que serão usados no mop de limpeza depende do tipo de piso que será higienizado. Um piso laminado não deve receber os mesmos produtos que um piso cerâmico, por exemplo.
Dito isto, e falando de uma maneira geral, os produtos que podem ser usados com o acessório sem danificá-lo e que servem a praticamente todos os tipos de piso, são:
- Água: pode ser usada sozinha para remover a poeira ou em diluição com outros produtos químicos, como o detergente, para uma limpeza mais profunda.
- Detergente neutro: limpador bastante versátil e suficiente para limpar pisos e superfícies em geral. Deve ser misturado à água antes do uso.
- Multiuso: na hora daquela limpeza mais rápida, de rotina, o multiuso cumpre bem o seu papel. Além de limpar, deixa a casa com um cheirinho agradável.
- Desinfetante: produto usado também com água, após a limpeza, com a função de remover microrganismos causadores de doenças, além de perfumar o ambiente.
- Vinagre: o vinagre, quando misturado com água, também atua como um desinfetante natural e oferece mais brilho à superfície que foi limpa.
Mops de limpeza na prática: passo a passo para usar
Confira o nosso passo a passo e veja como é simples utilizar os mops da SuperPro:
- Coloque água e um pouco do produto de limpeza no dispenser ou em um balde;
- Borrife ou passe o acessório em um pouco da solução no chão e vá esfregando até eliminar toda a sujeira;
- Após concluída a limpeza, é só remover a parte com a espuma e higienizar para a próxima limpeza!
Viu como é simples usar o mop de limpeza? Além de ser um produto multifuncional, o mop tem um excelente custo-benefício, é muito fácil de usar e o principal: deixa qualquer ambiente limpo de verdade.
Como limpar e conservar o mop?
Outro cuidado muito importante que se deve ter é em relação à limpeza do seu mop. Confira um passo a passo simples e algumas dicas que irão aumentar a sua vida útil, mantendo-o conservado por muito mais tempo:
- Dilua um pouco de desinfetante em um balde com água e mergulhe a cabeça do mop. Deixe-o nessa mistura por cerca de dez minutos.
- Em seguida, retire o mop e enxágue até que o excesso de sujeira seja eliminado. Essa parte é chamada de pré-lavagem e vai higienizar o seu mop, removendo os agentes nocivos.
- O passo seguinte é lavar o mop com o sabão de sua preferência, escovando as cerdas com uma escova macia, retirando o resto de sujeira. Repita esse processo até que não haja mais resquícios de sujidades no objeto.
- Enxágue o mop e ponha-o em um balde com água e amaciante por cerca de 10 minutos. Assim, as cerdas permanecerão macias e prontas para o próximo uso.
- Deixe o mop secar naturalmente.
Quem deseja mais praticidade, pode higienizá-lo na máquina de lavar. Contudo, os tipos ideais para esse tipo de lavagem são os mops com cabeça totalmente peludas, sem estruturas rígidas.
Outra dica para manter o seu mop conservado por muito mais tempo, é lavá-lo logo após o uso. Assim, você evita que a sujeira fique acumulada e danifique as cerdas.
E, na hora de guardar o mop, prefira mantê-lo pendurado pelo cabo, de forma que a cabeça fique suspensa, sem encostar no chão.
Como trocar o refil dos mops?
O mop é um produto com excelente durabilidade porque algumas de suas partes podem ser substituídas quando necessário, como o refil de limpeza. Mas, você sabe como fazer isso?
Na verdade, o jeito de trocar o refil depende do modelo do seu mop. No caso do modelo giratório, basta desencaixar as cerdas de limpeza da base do cabo fazendo uma leve pressão e, em seguida, encaixar o refil novo usando a mesma técnica.
Alguns mops retangulares usam apenas refis fixados com velcro, facilitando ainda mais a troca de um refil velho por um novo.
Em outras versões, também retangulares, é necessário separar o refil do restante do mop, desencaixando cada cantinho com cuidado e, depois, acomodando o outro refil.
É importante fazer a troca do refil sempre que perceber o desgaste da peça anterior, pois um refil velho, danificado ou muito sujo pode tornar o processo de limpeza completamente ineficiente.
Conheça a qualidade da SuperPro Bettanin
Agora você já sabe como usar o mop de várias formas diferentes e como conservá-lo em perfeitas condições por muito mais tempo. E na hora de trocar ou adquirir o seu mop, conte com a variedade e a qualidade da SuperPro Bettanin. Temos um catálogo completo de produtos e equipamentos de limpeza com o melhor custo-benefício do mercado.