Índice
ToggleA limpeza de elevadores é uma tarefa, ao mesmo tempo, necessária e frequente, mas um pouco complicada de se fazer, porque envolve a rotina de muitas pessoas, a fragilidade das peças e pode alterar a imagem do prédio diante de seus usuários.
Pensando em tornar essa atividade mais simples e prática para todos, separamos algumas dicas de limpeza em elevadores. Confira!
Importância da limpeza regular dos elevadores
O elevador faz parte da rotina diária das pessoas que moram ou trabalham em edifícios. É por ele que elas chegam e saem dos seus apartamentos ou escritórios, carregam compras e até usam o espelho para tirar a foto do dia.
Ou seja, não são poucas as razões para caprichar na limpeza dos elevadores. Além de tudo, o fato de movimentar muitas pessoas e objetos diariamente faz com que esses espaços sejam muito expostos a agentes nocivos e contaminantes, como vírus e bactérias.
A limpeza regular, diária e eficiente dos elevadores é imprescindível para garantir a higiene do espaço, evitar a propagação de doenças, além de deixar o prédio muito mais agradável, bonito e funcional.
Outra vantagem de uma limpeza adequada é o aumento da durabilidade das peças que compõem o elevador e, claro, a impressão positiva do local não só para os moradores, mas para visitantes e prestadores de serviço.
Pontos importantes a serem considerados antes de realizar a limpeza de elevadores
Para que a limpeza dos elevadores aconteça sem interrupções, seja eficaz e eficiente, pelo menos dois pontos devem ser levados em consideração. Veja só:
Planejamento: horários e frequência para limpeza de elevadores
Estabeleça um cronograma de limpeza, levando em consideração o uso dos elevadores e a disponibilidade do equipamento para que a higienização seja feita sem incômodos e sem atrapalhar a rotina do prédio.
Durante a semana, a limpeza pode ser feita no final da tarde ou à noite, após o horário de pico, quando o movimento costuma cair um pouco. Já aos finais de semana, as manhãs costumam ser mais tranquilas.
Interditar o elevador até a conclusão da limpeza também é uma alternativa, mas só deve ser feita com autorização expressa do síndico ou administrador do prédio comercial e nos horários indicados, com comunicação prévia aos usuários.
Seleção de produtos adequados para limpeza de inox e espelhos
Os elevadores têm bastante aço inox em sua composição, um material durável, resistente e muito elegante. A desvantagem é que o aço inox também é suscetível a riscos e manchas de fácil visibilidade.
A dica é usar produtos específicos para esse material ou investir na mistura de detergente neutro e água morna. Use um pano para limpar e remover a sujeira. Em seguida, use um tecido seco para retirar o excesso.
Lembre-se de realizar os movimentos de limpeza sempre em sentido vertical, de cima para baixo. Jamais faça movimentos circulares ou horizontais, pois facilitam o surgimento de manchas e de riscos.
Em relação aos espelhos, é muito importante que estejam sempre brilhando e sem manchas. Apesar da tarefa difícil, é possível executá-la usando um limpa-vidros ou um pano seco com detergente e água.
Mas, atenção. Não jogue os produtos diretamente no espelho. Umedeça o pano e só depois aplique na superfície, também fazendo movimentos únicos. Escolha outro pano seco para remover o excesso de umidade.
Métodos de limpeza para partes específicas do elevador
Os elevadores são ambientes com muitas áreas sensíveis. Além do espelho e das superfícies de aço inox, que já vimos como deve ser feita a limpeza, temos os botões eletrônicos, os indicadores, as luminárias e o piso. Cada um deles requer uma limpeza diferente.
Em relação aos botões e indicadores, é preciso, antes de tudo, consultar o fabricante e verificar o que pode ou não pode ser usado. Na ausência dessa orientação, opte por um pano limpo e detergente neutro.
Evite usar panos muito molhados, pois o líquido pode queimar algum componente elétrico e danificar o funcionamento de todo o elevador. Um pano umedecido é suficiente.
A mesma dica vale para o piso, que deve ser lavado com uma mistura de água e detergente, mas sem derramar líquidos sobre o local.
Não esqueça de usar placas sinalizadoras para alertar sobre a umidade e, desta forma, evitar acidentes, como escorregões e quedas.
Por fim, temos a limpeza das luminárias, que deve ser feita com a ajuda de uma escada fixa. Use um espanador para remover a poeira e, em seguida, passe um pano macio úmido com detergente neutro ou limpa-vidros.
Cuidados a serem tomados durante a limpeza do elevador
Para evitar danos ao elevador durante a limpeza, lembre-se de jamais usar água corrente sobre o piso, seja com mangueiras ou com baldes.
Essa prática é proibida, pois pode danificar as estruturas elétricas que ficam no poço do elevador, comprometer a funcionalidade do local e a segurança dos usuários.
Outro cuidado importante é não usar produtos químicos abrasivos, como saponáceo, água sanitária e cloro. As escovas, esponjas grossas e discos ou fibras de limpeza também estão proibidos.
Como vimos, os elevadores possuem diversas estruturas simples e frágeis em sua composição e podem ser facilmente prejudicadas com a utilização desses produtos que são, naturalmente, ásperos e desgastantes.
Dicas adicionais para a manutenção da limpeza dos elevadores
Com uma limpeza correta e frequente, é possível manter o elevador sempre em condições agradáveis de uso, sem comprometer a segurança e integridade de seus usuários. Para prolongar os efeitos da higienização, confira algumas dicas que podem ajudar:
- se possível, instale um carpete na entrada do elevador para que os usuários possam esfregar seus calçados antes de entrar. É uma maneira simples de reduzir a sujeira levada para o interior do elevador;
- durante a limpeza e ao longo do dia, verifique como está a soleira do elevador e remova a sujeira que fica acumulada nos trilhos das portas;
- a limpeza dos elevadores deve ser feita uma vez ao dia ou pode ter uma frequência maior, dependendo da quantidade de usuários, da forma de uso e das emergências que surgirem.
SuperPro Bettanin: produtos de qualidade para limpeza profissional
Com as nossas dicas, limpar os elevadores do seu prédio será uma tarefa muito mais simples e eficiente. Na hora de montar o seu kit de trabalho, conte com a eficiência e a qualidade dos produtos da SuperPro Bettanin. Temos um catálogo completo de produtos que você precisa conhecer. Confira!