Índice
ToggleA esponja é um item de limpeza fundamental para a higienização de utensílios, superfícies e ambientes em geral. Devido à sua versatilidade, existem muitas opções disponíveis no mercado para atender às muitas necessidades do consumidor.
Conheça a seguir os principais tipos de esponja e suas múltiplas funções!
Como a esponja pode otimizar a limpeza dos ambientes corporativos?
A esponja é um acessório coringa. Ou seja, pode ser utilizada nos mais diversos ambientes, como escritórios, cozinhas, banheiros, refeitórios e outras áreas comuns da empresa.
Este item pode ser usado para absorver água ou outros líquidos, como café e refrigerante. Também é muito útil para aplicar produtos de limpeza, como o detergente e o desengordurante.
Outras tarefas são facilmente executadas com as esponjas, como a remoção de poeira, a limpeza de pisos, janelas e bancadas.
Por ter uma face abrasiva e uma face macia, a esponja pode ser usada tanto em superfícies mais ásperas quanto em superfícies mais frágeis, como porcelanatos.
E o melhor é que a esponja é um objeto com excelente custo-benefício. Tem um preço super acessível, é durável, eficiente e extremamente versátil.
Em ambientes corporativos, que precisam de uma limpeza mais exigente e cuidadosa, a esponja é um acessório que não pode faltar e que, sem dúvidas, facilita demais a tarefa da equipe responsável.
Conheça melhor os tipos de esponjas e as aplicações
Se você está acostumado a usar aquela esponja tradicional para lavar a louça, saiba que essa é apenas uma versão de muitas opções existentes. Conheça as principais:
Esponja multiuso
A multiuso é o modelo mais popular e possui dois lados: um verde e outro amarelo. O lado verde é usado para remover sujeiras mais resistentes, enquanto o lado amarelo é indicado para superfícies e objetos mais sensíveis a riscos.
Esponja macia
A esponja macia não tem o lado áspero, como a multiuso. Deve ser usada em superfícies frágeis e delicadas, como azulejos, inox e vidro.
Esponja para limpeza pesada
Pode ser encontrada na cor preta ou cinza. Esse tipo é a melhor para a limpeza de ambientes muito sujos devido à sua resistência e também ao seu alto poder de abrasão.
Esponja para limpeza delicada
Já as superfícies mais frágeis devem ser limpas com um material pouco abrasivo, que não risca e nem agride o material. Essas esponjas são encontradas nas cores azul ou prata, sendo indicada para limpar cristal, inox e vidro.
Esponja salva unhas
A esponja salva unhas é uma versão da esponja multiuso. A diferença está no formato. É mais alta e possui uma depressão nas laterais para o encaixe das pontas dos dedos, evitando o contato das unhas com o que está sendo limpo.
Qual a diferença entre esponjas e fibras de limpeza?
A fibra de limpeza também é usada na higiene de objetos e superfícies, assim como as esponjas, mas se diferencia especialmente pelo formato e pela composição. A fibra é feita de um material impermeável, é mais resistente e mais abrasiva.
A fibra pode substituir a esponja e também a palha de aço devido ao seu alto poder de abrasão. Além disso, a fibra não solta resíduos, não enferruja, é durável e pode ser encontrada em versões diferentes, conforme a necessidade da limpeza.
Aqui na SuperPro Bettanin, você pode encontrar uma variedade de fibras de limpeza, não deixe de conferir!
Como escolher uma esponja de qualidade para uma limpeza profissional?
Diante de tantas opções disponíveis no mercado, como escolher a ideal para uma limpeza profissional?
A seguir, algumas dicas que podem ajudar:
Finalidade
Faça a escolha de acordo com a área ou objeto que será higienizado. Para a limpeza de superfícies que riscam com facilidade, opte por uma que não seja abrasiva e não risque.
Para limpar utensílios com teflon, a esponja com manta azul da SuperPro Bettanin é ideal, pois conserva o material antiaderente.
Além disso, existem esponjas específicas para uso automotivo, hospitalar e para uso em ambientes alimentícios.
Qualidade
É fato que as esponjas devem ser substituídas com frequência. Mas, isso não significa que você deve abdicar da qualidade.
A esponja precisa cumprir bem a sua função enquanto estiver apta para uso.
Por isso, invista em um produto que não desgasta facilmente e que tenha uma boa durabilidade.
Conforto
O formato da esponja comum favorece o toque das mãos na superfície que está sendo limpa, o que pode ser bastante desagradável.
A solução é investir na versão protege unha, com um formato anatômico, desenvolvido especialmente para evitar o contato direto das pontas dos dedos com os utensílios e superfícies.
Qual a melhor forma de guardar e conservar as esponjas?
Você sabia que existe um jeito certo de cuidar das esponjas de limpeza? Confira as dicas:
Evite usar a mesma esponja para várias funções
Tenha uma esponja para cada tipo de limpeza. Além de aumentar a durabilidade da esponja, essa separação evita a contaminação de ambientes.
Sempre seque as esponjas após o uso
Após utilizar a esponja, esprema até que saia toda a água e detergente. Depois, guarde-a em um local seco. Dessa forma, você evita o acúmulo de microorganismos.
Troque as esponjas no tempo indicado
Caso use a esponja com muita frequência, faça a substituição da mesma a cada semana ou a cada 15 dias se o uso for menos intenso.
Como evitar a contaminação cruzada com esponjas?
Durante a limpeza de superfícies, as esponjas entram em contato com muitas sujidades e microrganismos, se tornando um ambiente muito propício à contaminação, especialmente a contaminação cruzada.
A contaminação cruzada acontece quando um agente nocivo é levado de um lugar a outro por meio do uso comum de um mesmo objeto. Usar a esponja de lavar louça para lavar o carro, por exemplo, pode incidir em contaminação cruzada.
Para evitar que isso aconteça, a primeira dica é higienizar corretamente a esponja após o uso. Faça isso deixando-a de molho por 15 minutos em uma mistura de água e água sanitária. Em seguida, retire o excesso do líquido e deixe-a secar.
Uma orientação importante é trocar a esponja com frequência. Dependendo da intensidade do uso, a esponja deve ser substituída a cada 7, 10 ou 15 dias.
Por fim, jamais use a mesma esponja para ambientes diferentes. A que você usa para limpar a pia até pode ser usada no fogão, por exemplo.
Mas, nunca use a da cozinha para limpar banheiro, calçados, portas e pisos. Exceto caso esteja reaproveitando uma velha, que iria para o lixo.
O que fazer com as esponjas trocadas?
Chegou a hora de descartar a sua esponja? Antes de jogá-la no lixo, confira algumas dicas de como reaproveitá-la.
- Reciclagem
Encontre postos de reciclagem próximos à sua residência ou local de trabalho e faça o descarte correto da esponja velha.
- Jardinagem
Sabe aquela água que fica ao redor dos pratinhos das plantas e que estimula a reprodução de mosquitos? Use pedacinhos de esponja nesses espaços para absorver a água.
- Decoração de paredes
Deseja mudar a decoração do seu ambiente? Com a esponja dá para fazer desenhos de “tijolinhos” ou outros formatos ou pintar a parede de um jeito mais rústico e personalizado.
- Limpeza de banheiros
Por fim, reutilize a esponja velha na limpeza das paredes do banheiro e do vaso sanitário, em vez de usar uma nova somente para isso.
Não se esqueça de ter uma versão para cada tipo de limpeza e material a ser limpo para um processo mais eficiente e seguro.
Conte com a SuperPro para equipar o seu armário com os melhores produtos de limpeza!
A esponja de limpeza é um objeto pequeno, barato, fácil de usar e muito útil dentro e fora da cozinha, atendendo às mais diversas necessidades de higienização.
Para uma limpeza eficiente e segura, conte com a diversidade de esponjas da SuperPro Bettanin. Aqui, você tem um catálogo completo de produtos com qualidade e muita variedade. Confira!