Índice
ToggleApós a pandemia provocada pelo coronavírus, a desinfecção de ambientes se tornou ainda mais necessária como forma de combater a propagação do vírus e aumentar a segurança de todos. Mas, você sabe o que é desinfecção de ambientes e como ela é feita? Tire essas e outras dúvidas a seguir.
O que é desinfecção de ambientes?
Desinfecção de ambientes é um processo de higienização que tem como objetivo eliminar micro-organismos de objetos e superfícies.
A remoção estende-se aos micro-organismos em estado vegetativo, ou seja, aqueles inativos, mas que podem voltar à sua atividade original caso encontrem situações propícias para isso.
Qual é a diferença entre limpeza, esterilização e desinfecção de ambientes?
Apesar de haver muita confusão entre os termos, o fato é que limpeza, esterilização e desinfecção são técnicas diferentes. Veja só:
Limpeza
A limpeza é aquela tarefa simples, que executamos diariamente em casa ou no trabalho para remover poeira e outros tipos de sujeira aparente. Os produtos utilizados são: vassoura, rodo, pano, sabão e desinfetante.
Esterilização
A esterilização, por sua vez, é um processo um pouco mais complexo e consiste na remoção de vírus e bactérias. Para isso, são utilizados produtos químicos mais elaborados e também mais eficientes. A esterilização é muito comum em hospitais e outros equipamentos de saúde.
Desinfecção
Esse procedimento remove os agentes infecciosos de superfícies e de objetos com a ajuda de desinfetantes e álcool 70%, dentre outros produtos químicos.
Qual a importância da desinfecção de ambientes?
Como vimos, a desinfecção vai muito além da remoção da sujeira. Isso significa que, mesmo após o uso de água e sabão para remover as sujidades da sua casa, ela ainda pode estar contaminada com agentes infecciosos.
A desinfecção remove essas substâncias nocivas e deixa o ambiente seguro de verdade, protegendo você e a sua família de vários tipos de doenças.
A frequência da desinfecção de ambientes varia conforme as atividades realizadas naquele local. Em hospitais, por exemplo, o processo deve ser feito diariamente.
Já em ambientes domésticos, a desinfecção pode acontecer em períodos mais espaçados, já que não há uma grande movimentação de pessoas. Em ambientes profissionais, a desinfecção pode ser feita uma vez por semana.
Quais são os tipos de desinfecção de ambientes?
Os tipos de desinfecção são estabelecidos pela Anvisa, que os dividiu em três níveis:
Alto
A desinfecção é mais completa, com eliminação de grande quantidade de fungos e bactérias. Produtos com cloro, peróxido de hidrogênio e hipoclorito de sódio são os mais indicados.
Intermediário
Remove boa parte de agentes nocivos existentes com o auxílio de álcool 70%, hipoclorito de sódio e o isopropílico.
Baixo
Nesse tipo de desinfecção, apenas os micro-organismos em estado vegetativo são removidos.
Quais ambientes precisam passar pelo processo de desinfecção?
A desinfecção de ambientes é indicada para locais com grande circulação de pessoas e que são naturalmente mais expostos a vírus, bactérias e outros agentes patogênicos, como hospitais e similares, restaurantes, aeroportos, hotéis, etc.
Já dentro de casa ou do escritório, alguns locais precisam de um cuidado mais redobrado. São exemplos: banheiro, maçanetas, corrimões, bancadas, portões, telefones, assentos, etc.
Produtos indicados para desinfecção de ambientes
Existem muitas opções de produtos de limpeza nos supermercados. Contudo, para a desinfecção de ambientes, é preciso investir nos itens certos. São eles:
Álcool 70%
O único tipo de álcool que elimina vírus e bactérias, muito propício para a limpeza de bancadas e superfícies e também para a higienização das mãos.
Desinfetante
Pode ser encontrado em várias versões, como os panos multiuso, e tem o poder de matar os agentes patogênicos. Na ausência do desinfetante, pode-se investir em uma mistura de água sanitária, sabão e multiuso.
Hipoclorito de sódio
Popularmente conhecido como água sanitária, é um composto químico que limpa e desinfeta roupas e ambientes.
Quaternário de amônio
O quaternário de amônio possui excelente ação bactericida.
Veja como fazer a desinfecção de ambientes:
Agora vamos para a prática. Veja como fazer a desinfecção de ambientes em alguns passos simples:
Esteja ciente das técnicas de higienização
Saber usar corretamente os produtos químicos de limpeza é fundamental. Caso contrário, contrate uma equipe especializada e garanta melhores resultados.
Use equipamentos de proteção
Máscaras, luvas, óculos, avental, botas são alguns itens de proteção que devem ser utilizados para evitar o contato com as substâncias químicas usadas durante o processo.
Aplique os produtos
Conforme a orientação de cada produto, faça a aplicação nas paredes, nas superfícies, pisos e objetos e aguarde o tempo estipulado pelo fabricante.
Produtos que tenham peróxido de hidrogênio e quaternário de amônio em sua composição devem ser aplicados com a ajuda de um pulverizador para uma cobertura maior.
Proteja a região
Evite que pessoas ou animais de estimação circulem pelo local enquanto a higienização estiver sendo feita.
Repita a desinfecção periodicamente
Para manter o ambiente sempre limpo e livre de agentes nocivos à saúde, é preciso realizar a desinfecção com frequência. Insira essa tarefa na sua rotina de higienização.
Conte com a SuperPro Bettanin para manter seu ambiente sempre limpo e seguro!
A desinfecção de ambientes deve fazer parte dos protocolos de limpeza de estabelecimentos comerciais e residenciais, pois garante a segurança das pessoas que circulam pelo local, evitando a proliferação de doenças.
A SuperPro Bettanin tem um catálogo completo de produtos de limpeza e equipamentos de proteção individual para uma desinfecção eficiente e segura para todos. Venha conhecer e comprovar a qualidade dos produtos da SuperPro Bettanin.