Índice
ToggleA limpeza de uma cozinha industrial deve ser feita com a máxima eficiência, uma vez que este ambiente é extremamente propício à contaminação por bactérias através dos alimentos. Deseja saber como manter uma cozinha industrial sempre higienizada e segura para todos? Confira as nossas dicas!
Por que é necessário manter a limpeza da cozinha industrial em dia?
Uma cozinha industrial é um espaço com grande circulação de pessoas e onde se manipula diversos tipos de alimentos e utensílios, características que aumentam bastante o risco de contaminações.
Alimentos contaminados são muito nocivos à saúde de quem os consome, podem causar diversos tipos de reações e ainda prejudicam a imagem do estabelecimento frente aos seus consumidores.
Além disso, seguir as normas sanitárias vigentes, estabelecidas em lei, é uma prática de compliance que precisa ser aplicada pelas empresas do segmento de alimentação.
Além de garantir a segurança alimentar, este é um comportamento ético que não pode ser negligenciado, uma vez que está ligado ao nome que a empresa sustenta no mercado e à sua relação com consumidores.
Um processo de limpeza regular e eficiente também ajuda a criar e manter uma rotina de trabalho mais prática e organizada porque sistematiza e facilita o cumprimento das regras por todos os envolvidos.
Ou seja, ter uma cozinha industrial higienizada correta e regularmente só traz vantagens para quem a utiliza, seja direta ou indiretamente.
Quais as diferenças entre a cozinha industrial e a doméstica?
Tanto a cozinha industrial quanto a cozinha doméstica possuem a mesma função, que é preparar alimentos. Mas, a forma com que isso acontece é bem diferente, a começar pelo espaço físico, bem maior nas cozinhas industriais.
Na cozinha doméstica, a comida é feita para poucas pessoas, enquanto na cozinha industrial, as refeições são preparadas em larga escala, para centenas de pessoas ou mais, dependendo do porte do estabelecimento.
Outra diferença está nos eletrodomésticos usados. Na cozinha industrial, os fogões, geladeiras, liquidificadores e demais utensílios são do tipo profissional, adequados ao grande volume de alimentos preparados diariamente.
Em relação à limpeza, as cozinhas domésticas e industriais devem estar constantemente higienizadas para evitar contaminação e, assim, preservar a saúde de moradores e consumidores. No caso da cozinha profissional, esse cuidado deve ser ainda maior por se tratar de um estabelecimento comercial.
Quais os produtos mais indicados para a limpeza da cozinha industrial?
A cozinha industrial requer uma limpeza mais específica, com produtos considerados profissionais. Esses produtos, além de mais concentrados e potentes, são mais econômicos e apropriados para esse tipo de ambiente. O que não pode faltar:
- Desengordurante: para remover gorduras e outras sujidades;
- Sabão e detergente concentrado: para higienizar utensílios, pisos e paredes;
- Água sanitária: para desinfetar e alvejar superfícies;
- Cloro: com excelente ação desinfetante, é o mais recomendado para eliminar microrganismos.
Os EPIs essenciais para a rotina em cozinhas industriais
As boas práticas de higiene, saúde e segurança englobam o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) pelos funcionários durante a limpeza e uso do ambiente. Esses acessórios são fundamentais para reduzir os riscos inerentes às suas condições de trabalho. Confira os EPIs essenciais:
Luvas
As luvas protegem mãos e braços ao evitarem o contato da pele com alimentos e objetos cortantes. Para isso, precisam ser resistentes, do tamanho adequado e específicas para cada tipo de atividade para evitar possíveis contaminações.
Aventais
Os aventais térmicos protegem o corpo do contato direto com alimentos, respingos de óleo e altas temperaturas. Outra opção são os aventais de PVC ou silicone, ideais para evitar o contato direto com a umidade.
Máscaras
As máscaras desempenham função dupla. Elas protegem os profissionais contra a inalação de partículas diversas, que podem causar mal-estar, e também evitam que partículas respiratórias caiam sobre a comida, gerando contaminação.
Óculos de proteção
Os óculos protegem os olhos contra vapores quentes, substâncias irritantes e respingos. Esses acessórios devem estar intactos, sem arranhões ou partes quebradas.
Toucas
As toucas são EPIs essenciais, pois evitam que os fios de cabelo caiam sobre a comida durante o preparo.
Para cumprirem corretamente a sua função, todos os EPIs devem estar em perfeito estado para uso, sem rasgos ou trincas.
Aqueles que podem ser reutilizados, como aventais e óculos, devem ser devidamente higienizados após o uso. Já as máscaras e as toucas devem ser descartadas imediatamente após a utilização.
Como fazer a limpeza da cozinha industrial?
A limpeza da cozinha industrial também deve ser feita de forma específica. Confira as dicas:
Crie um cronograma de limpeza
O cronograma é essencial para que cada membro da equipe saiba o que deve fazer, quando e como. Este recurso também garante que todas as áreas da cozinha sejam limpas, na frequência certa, evitando o esquecimento de locais, eletrodomésticos ou recipientes.
Lave utensílios e bancadas
Os utensílios e bancadas devem ser higienizados diariamente com água e sabão para evitar acúmulo de bactérias e germes, sempre com muito cuidado para não deixar cheiro nos alimentos ou contaminá-los.
Use detergente concentrado e fibras sintéticas para a remoção mais precisa das sujeiras mais difíceis. Após lavar utensílios e talheres, mergulhe-os em água fervente por 15 minutos para eliminar qualquer resquício de gordura ou alimentos.
Faça o descarte correto do lixo
A cozinha industrial deve ter uma lixeira em seu interior para o descarte adequado do lixo. Essa lixeira deve ter uma tampa com boa vedação e acionamento por pedal, de preferência.
O lixo produzido deve ser retirado da cozinha todos os dias, no final do expediente. Se houver uma produção excessiva de resíduos, a frequência do descarte também deve aumentar.
Os sacos de lixo usados nas lixeiras devem ser resistentes e do tamanho adequado para poderem acomodar os dejetos com segurança até o recolhimento definitivo pela empresa de limpeza urbana.
Principais cuidados ao limpar a cozinha industrial
A cozinha industrial é um ambiente muito suscetível à contaminação, devido ao grande volume de objetos, pessoas, alimentos e atividades realizadas. Portanto, além de uma limpeza rigorosa, fique atento a outras orientações igualmente importantes:
- Descarte esponjas de lavar louça frequentemente, pois são objetos que acumulam resíduos e bactérias;
- Evite usar pano de prato ou pano de chão, pois também são pontos de apoio de germes e bactérias;
- Prefira secar os utensílios naturalmente, sem usar panos de prato;
- Defina pias diferentes para lavar utensílios e para lavar as mãos, jamais misturando essas duas ações;
- Cozinhas profissionais devem ser limpas com produtos profissionais e não com produtos domésticos;
- Materiais e produtos de limpeza devem ser de uso exclusivo da cozinha, para evitar a contaminação cruzada. Use cores para fazer essa diferenciação.
Conheça a linha profissional da SuperPro Bettanin
Os melhores produtos de limpeza profissional são da SuperPro Bettanin! Desengordurantes, detergente concentrado, desinfetantes, lixeiras, sacos de lixo reforçados e muitos outros itens estão disponíveis no nosso catálogo. Conheça de perto a qualidade dos nossos produtos.