Índice
ToggleA Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelece diretrizes e boas práticas a serem adotadas por empresas e comunidade referente à produção e tratamento de resíduos, incluindo a separação do lixo de forma correta.
O objetivo é incentivar a reciclagem e o descarte correto desses materiais, reduzindo as agressões causadas ao meio ambiente. Você pode fazer a sua parte separando o lixo corretamente. Vamos saber como fazer isso?
Por que fazer a separação de lixo?
A separação do lixo traz benefícios para a população em geral e também para o meio ambiente. Quando temos esse cuidado, estamos dando a oportunidade aos recicladores de fazerem o seu trabalho com mais dignidade e rapidez.
A reciclagem de materiais evita que mais lixo seja jogado no meio ambiente, uma prática irregular que contamina o solo e a água.
Outra vantagem da reciclagem é a redução do aquecimento global, uma vez que há menos processos produtivos e menos emissão de carbono e outras substâncias causadoras do efeito estufa. Assim, todos saem ganhando.
Leia também: Entenda o que é uma limpeza profissional
Quais os tipos de resíduos?
O primeiro passo para fazer a separação do lixo de forma correta é conhecendo os tipos de resíduos. Podemos dividi-los em:
Lixo orgânico
Restos de comidas, cascas de frutas e legumes, cascas de ovos são exemplos de lixo orgânico. São resíduos que não podem ser reciclados, mas podem ser usados em composteiras, como adubos.
Rejeito
Os rejeitos são aqueles itens que não podem ser reciclados e não devem estar junto dos recicláveis para não estragá-los também. São fraldas, papéis com gordura, espumas, pontas de cigarro, etc.
Lixo reciclável
É todo aquele material que pode ser reciclado, como papelão, plástico, vidro, embalagens de metal, alumínio, papéis e outros. Vamos explicar melhor a seguir.
O que é reciclável?
Reciclável é todo material que pode ser transformado em outro item de consumo, seja através de sua embalagem original ou após um processo de transformação.
Os potes de vidro, por exemplo, podem ser utilizados para os mais diversos fins, sem necessidade de alteração em sua estrutura. Já o papelão costuma ser transformado em outros objetos para ganhar uma nova utilidade.
Outros materiais recicláveis são o papel, o alumínio, o metal, o plástico, as embalagens diversas, os eletroeletrônicos e o isopor.
Quais os materiais necessários para separar o lixo?
Não é preciso muito para começar a gerenciar o lixo do seu espaço. Basicamente, você vai precisar de:
Sacos de lixo resistentes
Use sacos de lixo de qualidade para que não rasguem e não deixem o lixo exposto. Sacos resistentes também facilitam o trabalho de garis e recicladores.
Luvas de proteção
As luvas impedem o contato direto com o lixo e substâncias nocivas à saúde. Escolha as mais resistentes e do tamanho adequado.
Cestas de lixo diferentes para cada tipo de resíduo
Tenha lixeiras diferentes para cada tipo de resíduo. Você pode usar etiquetas ou as cores universais da coleta seletiva: marrom para lixo orgânico, cinza para lixo não reciclável, azul para papéis, vermelho para plástico e amarelo para metais.
A SuperPro Bettanin disponibiliza conjuntos completos de lixeiras coloridas. Com basculante ou acionamento por pedal, com várias litragens e cores distintas, as lixeiras da SuperPro Bettanin são resistentes e duráveis, pensadas para facilitar o seu trabalho na hora de descartar o lixo corretamente.
Como organizar a separação de lixo?
E na hora de organizar a separação do lixo, como fazer? Bom, existe o jeito certo de fazer isso. Confira as dicas:
Separe os diferentes tipos de resíduos
O lixo orgânico, que representa todos os resíduos de origem vegetal ou animal, como os restos de alimentos, deve ser separado do lixo comum e do lixo reciclável. Se possível, o seu descarte deve ser feito em uma lixeira de cor marrom.
Ao ser separado, o lixo orgânico não contamina o lixo reciclável e pode ser transformado em compostagem, diminuindo o volume dos aterros e a emissão de gases poluentes causada pelo transporte e incineração desse material acumulado.
O lixo comum é aquele que não pode ser reciclado e nem tem origem orgânica. Esse tipo de resíduo costuma ser descartado em lixeiras de cor preta para facilitar a identificação.
Compõem o lixo comum: adesivos metalizados, papel higiênico, papel engordurado, absorventes, filtros de chá e de café, borra de café e outros.
Por último, o lixo reciclável é aquele que ainda pode ser reutilizado para outros fins, como já mencionamos. Esses materiais devem ser armazenados em lixeiras específicas, de preferência.
O papel deve ser descartado nas lixeiras azuis. O vidro deve ficar na lixeira verde. A lixeira amarela deve receber o alumínio e a lixeira vermelha serve para armazenar os resíduos de plástico.
Higienize as embalagens recicláveis
Antes de descartar as embalagens recicláveis, como as garrafas e os potes de alimentos, lave-as para evitar mau cheiro e insetos.
Mantenha os cestos de lixo tampados
Os cestos de lixo devem estar sempre bem tampados. Com essa medida simples, é possível afastar os insetos e evitar que o vento espalhe os resíduos mais leves e também os odores desagradáveis provenientes do lixo guardado.
Embrulhar e identificar os materiais cortantes
Objetos cortantes, como cacos de vidro, espelho quebrado, cerâmica e similares devem ser embrulhados em papelão ou jornais antes de irem ao lixo. Além disso, identifique-os para serem levados em segurança pelos coletores.
Conheça os produtos da SuperPro Bettanin para o descarte correto do lixo
A separação correta do lixo é responsabilidade de todos que, de alguma forma, produzem, consomem ou comercializam produtos que, mais tarde, vão se transformar em resíduos. E você? Está fazendo a sua parte?
Conte com a SuperPro Bettanin para construir um meio ambiente mais seguro para todos. Temos um catálogo completo de produtos, incluindo lixeiras coloridas, que vão facilitar o descarte regular do lixo, evitando a expansão dos lixões e a produção de gases poluentes. Acesse nosso site e confira!