Índice
ToggleResíduo é todo o material derivado da atividade humana e que, sem utilidade aparente, seria levado diretamente para o lixo. A gestão de resíduos faz o gerenciamento do que é descartado, atuando na prevenção, no tratamento e na destinação destes itens.
Separamos algumas dicas que podem ser usadas para facilitar essa atividade tão importante. Confira!
O que é a gestão de resíduos?
A gestão de resíduos é um conjunto de boas práticas voltadas para o controle e administração de sobras e rejeitos, o que chamamos popularmente de lixo.
O objetivo central dessas ações é minimizar os impactos causados pelos rejeitos, diminuindo a sua produção e dando a essas substâncias um destino correto, mais seguro e sustentável.
A gestão de resíduos é uma tarefa personalizada, que deve ser feita conforme a realidade de cada organização. Em regra, é dividida nas seguintes etapas:
- levantamento da situação atual;
- identificação dos processos;
- definição de estratégias;
- aplicação das ações;
- monitoramento dos resultados.
A gestão de resíduos busca soluções para um problema de saúde pública, que é a produção exagerada de lixo, e tenta driblar a falta de um mecanismo efetivo de controle, situações que causam diversos danos ambientais e sociais.
Importância de realizar a gestão adequada de resíduos na empresa
A preocupação com o meio ambiente deve ser o incentivo mais importante para que empresas adotem a gestão de resíduos em sua rotina de trabalho. Mas, esse não é o único motivo.
A gestão de resíduos ajuda a empresa a reduzir os custos relacionados ao descarte de material e também diminui os desperdícios durante a fabricação de produtos.
Ter uma política de gestão de rejeitos atende às exigências legais, reunidas na Lei 12.305/2010, mais conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A PNRS compartilha a responsabilidade do manuseio do lixo entre todos os envolvidos, incluindo consumidores. Mas, cabe às empresas produtoras de resíduos a definição de estratégias para amenizar os impactos causados pelas suas operações e pelo que sobra desse trabalho.
Além de estar em conformidade com a legislação pertinente, a empresa que realiza esse gerenciamento fortalece a sua relação com os consumidores e cria uma imagem mais positiva no mercado.
Desta forma, a gestão de resíduos é uma medida importante e vantajosa para todos, incluindo empresa, consumidor final, meio ambiente e sociedade em geral. Principais tipos de resíduos e suas características
Os resíduos podem ser de vários tipos diferentes e cada grupo precisa de um tratamento adequado.
Os resíduos sólidos englobam materiais, como o papel, o vidro e o metal e possuem três formas de descarte: a reciclagem, o reaproveitamento e a compostagem.
Os resíduos eletrônicos são formados por peças de computadores, televisão, aparelhos de som e similares. Esses objetos podem conter substâncias nocivas à saúde, portanto, o descarte deve ser específico.
O ideal é que o fabricante tenha uma política de logística reversa para recolher pilhas, lâmpadas e eletrônicos. O que ainda for útil pode ser doado.
Os resíduos hospitalares possuem alto risco de contaminação. Logo, o seu descarte deve ser feito diretamente pelo setor responsável, em local adequado, de acordo com o tipo de rejeito.
Já os resíduos industriais dividem-se em perigosos e não perigosos. A classificação define a forma de destinação, que pode acontecer através da reciclagem, incineração e tratamento químico.
Dicas para uma gestão de resíduos eficaz
A gestão de resíduos é fundamental para a saúde do planeta. Mas, para ser eficaz, é preciso adotar medidas realmente efetivas em todas as fases de gerenciamento do lixo. Confira dicas de como fazer isso:
- Prevenção e redução na fonte
Evitar a produção de resíduos é uma das estratégias mais eficazes para reduzir a quantidade de lixo. Isso é possível com aperfeiçoamento de processos, controle de qualidade e treinamento de pessoal.
- Coleta e separação adequada dos resíduos
A coleta seletiva é realizada com a correta separação dos itens rejeitados para facilitar o seu reaproveitamento.
Além de permitir a reciclagem com muito mais rapidez e eficiência, a coleta seletiva também agiliza o tratamento das sobras, reduzindo o risco de contaminação após o descarte.
- Reciclagem e reutilização
A reciclagem é uma medida simples de reaproveitamento de materiais, como vidro, papel, plástico e metal, e deve ser incentivada em ambientes domésticos e profissionais.
Imprimir usando os dois lados do papel e reutilizar embalagens, por exemplo, são formas de consumo consciente que podem ser adotadas todos os dias em casa ou no local de trabalho.
Outra dica é reunir tudo que for descartável, após a devida higienização, e doar para os recicladores. Além de reduzir a quantidade de lixo jogado na natureza, a reciclagem gera renda e incentiva a economia circular.
- Tratamento e destinação final
O tratamento de resíduos consiste na manipulação e modificação do lixo produzido com o intuito de reduzir o seu potencial nocivo. Dentre os tratamentos disponíveis, destacamos:
- químico: realizado com lixo orgânicos por meio da compostagem e da decomposição;
- térmico: realizado com uso do calor, sendo a secagem e a incineração os procedimentos mais comuns.
O tratamento dos resíduos é necessário para que o abandono inevitável daquilo que não pode ser reaproveitado não gere tantos danos ambientais e receba uma destinação adequada.
- Educação e conscientização ambiental
A conscientização ambiental é requisito fundamental para a instalação de uma política de gestão de resíduos. Somente após entender a importância das medidas é que a equipe cumprirá o seu papel corretamente.
Por isso, a empresa deve realizar treinamento constante, estimular ideias sustentáveis, facilitar a aplicação de projetos dessa natureza e fazer da educação ambiental um pilar da organização.
Como a SuperPro Bettanin pode ajudar na gestão de resíduos
Além de investir em conhecimento técnico e capacitação profissional, a empresa também deve disponibilizar equipamentos que possibilitem a gestão de resíduos, incluindo sacos para lixo e lixeiras diversas.
A SuperPro Bettanin oferece esses e outros produtos de limpeza, essenciais para facilitar o descarte adequado, a coleta seletiva e a reciclagem de materiais. Confira todo o nosso catálogo!
Nossos sacos de lixo têm resistência leve e reforçada, além da capacidade que varia entre 20 e 150 litros. Já as lixeiras possuem diversos modelos, com destaque para:
Lixeiras coloridas: disponíveis nas cores azul, verde, amarelo, vermelho e marrom, são ideais para a separação correta do lixo;
Lixeira dupla: opção ideal para separar o lixo orgânico do lixo seco em pequenos ambientes, como escritórios.
SuperPro Bettanin de mãos dadas com a sustentabilidade
A gestão de resíduos deve fazer parte de todos os ambientes, em especial, os espaços corporativos, responsáveis por um volume maior de lixo. A SuperPro Bettanin participa dessa ação sustentável com oferta de materiais de limpeza duráveis, resistentes e que facilitam a coleta e descarte apropriado de rejeitos.
Confira o catálogo completo de produtos da SuperPro Bettanin e confira de perto a qualidade dos nossos itens.