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ToggleComo é feito o controle de estoque dos produtos de limpeza da sua empresa? Se você não dá muita importância a essa tarefa, saiba que ela é fundamental não só para a organização do local, mas para melhorar o fluxo de compras e equilibrar as despesas. Vamos saber como começar esse monitoramento com dicas e métodos simples e práticos? Confira a seguir!
Importância do controle de estoque de itens de limpeza
A gestão de estoque de produtos de limpeza é uma das tarefas mais importantes em uma empresa. É por meio dela que o gestor consegue criar uma lista de compras condizente com as suas necessidades e reduzir custos.
Esse controle deve ser feito periodicamente, com a ajuda de métodos específicos e com a participação de todos os envolvidos no processo. Desta forma, é possível manter o estoque sempre abastecido e disponível para uso.
Benefícios do controle de estoque eficiente
Saber detalhadamente o que tem no estoque de produtos de limpeza já é bastante satisfatório. Mas a sensação real de controle sobre o setor é apenas um dos benefícios proporcionados pela gestão de estoque.
Conheça outras vantagens:
Redução de custos
Um controle de estoque eficiente reduz as compras duplicadas e a perda de produtos por prazo de validade expirado, situações muito comuns em estoques mal gerenciados, que geram muitos custos.
Aquisições estratégicas
A gestão de estoque possibilita um planejamento de compras estratégico. É possível, por exemplo, se programar para aproveitar períodos promocionais ou negociar preços competitivos ao comprar um volume maior de produtos.
Melhora da produtividade
Com um estoque bem organizado, o processo de higienização e limpeza é realizado sem interrupções e pode ser concluído sem atrasos, o que é muito importante para a produtividade da equipe.
Métodos de controle de estoque: PEPS, UEPS e mais
O controle de estoque consiste, basicamente, em gerenciar o que entra e o que sai e, a partir desse levantamento, criar uma lista de reposição. Separamos três métodos que ajudam a cumprir essa tarefa com exatidão. Confira:
PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair)
Este é um dos métodos mais utilizados e consiste em priorizar o produto que chegou primeiro ao estoque, deixando os mais recentes por último. A vantagem é evitar perda de produtos por prazo de validade vencido.
UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair)
Ao contrário da técnica anterior, no UEPS o produto que foi comprado mais recentemente é o que deve ser usado primeiro.
Esse método não é indicado quando há risco de perecibilidade dos itens, mas é interessante quando a empresa precisa aproveitar um momento eventual de preços mais acessíveis.
Custo Médio
O custo médio é calculado ao dividirmos o valor total da compra pela quantidade de produtos. Assim, se você gastou R$ 100,00 para comprar 10 litros de detergente, o custo médio de cada litro é de R$ 10,00.
Esse cálculo é refeito quando uma nova compra é realizada. Ao comparar os dois custos médios, o gestor pode priorizar o uso do produto de custo menor ou maior, levando em conta também o preço atual do item.
Just in Time
O Just in Time prioriza a redução de custos. Para isso, a aquisição de mercadorias se restringe ao necessário para o cumprimento exato das atividades de limpeza.
A ideia é evitar estocar muitos produtos, fazendo a reposição dos itens apenas quando eles estiverem no fim da sua utilidade e consumo. Para colocar o Just in Time em prática é preciso ter um controle bastante regrado sobre a duração de cada produto para evitar um estoque desfalcado.
Erros comuns no controle de estoque e como evitá-los
Existem algumas práticas que, embora sejam comuns, são consideradas inadequadas devido aos prejuízos que geram para a empresa. Conheça os erros mais recorrentes durante o controle de estoque e saiba como evitá-los:
Compras em excesso
Comprar produtos de forma exagerada e sem necessidade gera acúmulo de material e aumenta o risco de perda de produtos por perecibilidade.
Além disso, para armazenar corretamente um grande volume de material é preciso ter um espaço físico amplo e com condições adequadas, o que não é uma opção para empresas menores.
Não compartilhar informações
Os setores envolvidos no uso, gerenciamento e aquisição de produtos precisam compartilhar as informações do estoque entre si para que cada um possa cumprir corretamente o seu papel.
Não conferir prazos de validade
A conferência dos prazos de validade deve ser periódica para evitar a deterioração de produtos. O método de controle PEPS ajuda bastante nesse monitoramento, mas a verificação visual ainda é muito importante para garantir a precisão das informações.
Não investir em treinamento da equipe
A equipe de limpeza precisa ser treinada para saber usar os produtos e acessórios de limpeza do jeito certo, garantindo a eficiência e a eficácia dos itens e reduzindo o desperdício.
Investir em capacitação profissional pode ser a solução para reduzir as substituições frequentes de alguns produtos que têm impactado nas finanças do setor.
Além de evitar os erros citados, é importante pensar em formas de melhorar a gestão de estoque. Falaremos mais sobre isso a seguir.
Dicas práticas para um controle de estoque eficiente
Agora que você já sabe a importância de ter um controle de estoque organizado, confira algumas dicas para torná-lo ainda mais eficiente:
- Mantenha as informações atualizadas
Escolha um local específico para registrar e armazenar os dados coletados e mantenha-o atualizado para facilitar o seu controle.
- Siga um padrão para o cadastro de produtos
Defina as palavras-chave para registrar cada produto e evite descrições diferentes para um mesmo item. Dessa forma, é mais fácil evitar duplicidade de cadastros e informações equivocadas.
- Centralize a função de verificação de estoque
Se possível, tenha uma única pessoa responsável pelo gerenciamento do estoque, no que diz respeito à coleta, armazenamento e atualização de dados. É uma medida importante para evitar práticas distintas e confusas.
- Crie uma lista para anotações extras
A lista servirá para anotar lembretes importantes. Registre os produtos que precisam de reposição, os produtos que acabaram antes do prazo estipulado, os materiais que não tiveram um bom desempenho, etc. Esses dados servirão para formar a lista final de compras.
- Organize o espaço físico
Manter o estoque organizado é muito importante para facilitar a localização dos produtos e não atrasar a limpeza, além de agilizar a distribuição de itens durante a reposição.
SuperPro Bettanin: produtos de qualidade para a sua empresa
É possível manter um controle de estoque de limpeza eficiente investindo em bons profissionais, métodos precisos e organização. E, claro, optar por produtos de qualidade faz toda a diferença na durabilidade dos itens, na necessidade de reposição e no serviço de limpeza prestado.
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