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ToggleO certificado de qualidade para produtos químicos é um importante instrumento utilizado pelas empresas para afirmar o seu compromisso na criação de materiais que sejam, ao mesmo tempo, eficientes e seguros para o consumidor.
Hoje, vamos conhecer as principais certificações relacionadas ao segmento, listar suas vantagens e definir um passo a passo para a solicitação do documento. Veja mais a seguir.
Certificado de qualidade em produtos químicos: entenda o que é
O certificado de qualidade é um documento emitido por órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Polícia Federal, que contém informações importantes sobre a fabricação e manipulação de produtos químicos.
O certificado atesta que aquele produto passou por um rigoroso processo de fabricação, seguindo todas as orientações do controle de qualidade e que pode ser usado de forma segura e eficaz pelo consumidor.
Por isso, é tão importante utilizar produtos que estão em conformidade com as normas regulatórias. O cuidado não se refere apenas à valorização de um produto licenciado, mas, principalmente, à preservação da saúde de todos.
Tipos de certificação de qualidade para produtos químicos
Existem, pelo menos, três certificações essenciais aplicadas à indústria química. Saiba quais são:
BPF – Boas Práticas de Fabricação
Essa certificação é emitida pela Anvisa e institui técnicas seguras na fabricação, armazenamento e distribuição dos itens produzidos. Para isso, são criados rigorosos padrões de higiene, controle da qualidade e rastreamento de itens comercializados.
FDA – Food and Drug Administration
A FDA é uma agência reguladora americana responsável pela emissão de certificações para empresas que vendem os seus produtos químicos para fora do Brasil, mais especificamente para os Estados Unidos.
A sua função é controlar todos os produtos químicos e farmacêuticos que entram no país, averiguando a sua qualidade e segurança.
A Polícia Federal mantém sob o seu controle uma lista de produtos químicos. Para gerenciar e fiscalizar a fabricação, o armazenamento, a comercialização e o transporte desses itens, o órgão também desenvolveu uma série de licenças e certificações importantes:
- Licença para controle de produtos químicos;
- Certificado de Registro Cadastral – CRC;
- Certificado de Licença de Funcionamento – CLF;
- Autorização Especial – AE.
ISO 9001
A ISO 9001 é um sistema de controle de qualidade e o seu objetivo é garantir que as empresas de produtos químicos desenvolvam processos mais eficientes, seguros, sustentáveis e satisfatórios ao consumidor.
A importância da ISO 9001 para o setor químico
Dentre as certificações existentes, a ISO 9001 é uma das mais importantes para produtos químicos porque atesta a qualidade dos itens, uma vez que a busca pela eficiência e pela excelência é um dos seus objetivos centrais.
A ISO 9001 estabelece padrões internacionais de fabricação, que são adotados e fiscalizados no Brasil pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
Dentre os critérios definidos pela ISO 9001, que devem ser atendidos pela empresa de produtos químicos, estão:
- foco na satisfação do cliente;
- investimento em liderança e treinamento de colaboradores;
- melhoria constante de todas as etapas do processo;
- tomada de decisões baseada em dados;
- relacionamentos saudáveis com clientes, fornecedores e parceiros.
Benefícios do certificado de qualidade para empresas químicas
Para a empresa que comercializa produtos químicos, a obtenção do certificado de qualidade propicia diversas vantagens.
A primeira delas é a competitividade, qualidade fundamental para as empresas que precisam se fortalecer no mercado comercial e apresentar diferenciais para se destacar da concorrência.
A certificação também auxilia na gestão de riscos, uma vez que a empresa estará atenta às potenciais ameaças, controlando a sua incidência e, ainda, identificando novas oportunidades de crescimento.
Por fim, temos a satisfação do cliente, um objetivo buscado por todas as empresas, e alcançado quando a organização desenvolve produtos de qualidade e presta um bom atendimento, dentre outras ações.
A relevância do certificado de qualidade na hora da escolha do consumidor
O consumidor também se beneficia com a aquisição de produtos certificados para realizar o serviço de limpeza.
A vantagem mais importante é a tranquilidade ao utilizar itens que são fabricados conforme os rigorosos padrões de segurança impostos pelos órgãos reguladores. Ou seja, ele sabe que pode confiar naquele produto.
Além de se sentir mais seguro, o consumidor também sabe que está fazendo um bom investimento, pois os produtos adquiridos são, de fato, eficientes, afinal, a sua eficácia foi atestada durante a sua fabricação.
Leia também: Produtos para empresa de limpeza: veja os principais
O caminho para a certificação: processos e etapas
Para obter as certificações de qualidade dos produtos que fabrica ou comercializa, a empresa deve seguir algumas etapas importantes. Confira um passo a passo:
- Entender como funciona a certificação, seus requisitos e benefícios;
- Criar um sistema de controle de qualidade, abrangendo toda a indústria e que atenda aos requisitos da certificação almejada;
- Mapear todas as etapas dos processos, identificando falhas e pontos a serem melhorados;
- Identificar todos os riscos inerentes ao processo e criar estratégias para gerenciá-los corretamente;
- Criar índices de desempenho como forma de acompanhar a implantação da gestão da qualidade;
- Investir em capacitação e treinamento da equipe de trabalho;
- Aplicar auditorias internas para avaliar os processos, identificar pontos de melhoria e fazer os ajustes;
- Solicitar e aguardar a auditoria externa, que é a visita realizada pela organização certificadora, visando averiguar se a empresa atendeu a todos os critérios exigidos pela ISO 9001.
Desafios comuns na obtenção do certificado de qualidade
Para algumas empresas, obter o certificado de qualidade dos seus produtos é uma tarefa desafiadora, pois, como vimos, o processo possui muitas etapas, exige a participação de toda a equipe de trabalho, requer investimento financeiro, planejamento e conhecimento técnico.
Além disso, a requisição é uma atividade muito burocrática e o excesso de regras e documentação pode prolongar o processo e até desanimar o gestor, ansioso pela certificação.
Outra dificuldade encontrada é a adaptação dos processos internos às exigências da empresa certificadora. Essas alterações tendem a influenciar de todas as formas o trabalho diário da produção, o que também gera resistência da equipe gestora.
Apesar de todos esses obstáculos, a obtenção dos certificados de qualidade é um investimento para melhorar a percepção do valor de mercado da empresa e para fortalecer a confiança dos consumidores. Portanto, é um benefício que vale os recursos investidos.
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