Índice
ToggleA limpeza de clínicas e demais espaços de saúde deve seguir um conjunto específico de regras devido ao grau máximo de higienização exigido nestes locais.
Além de promover um ambiente agradável, a limpeza correta também auxilia na reabilitação dos pacientes, reduz os riscos de disseminação de doenças e assegura a integridade dos funcionários.
Vamos conhecer algumas dicas de higienização para clínicas? Confira!
Qual é a importância de uma boa higienização e limpeza nas clínicas?
Clínicas, hospitais, ambulatórios, consultórios e outros espaços de saúde precisam ter um cuidado redobrado com higienização e limpeza.
Por tratarem dos mais diversos tipos de enfermidades, estes ambientes estão muito suscetíveis à proliferação de agentes nocivos causadores de doenças. Em virtude disso, o risco de contaminações e infecções causadas por bactérias, vírus e outros micro-organismos é muito grande.
Uma limpeza inadequada põe em risco a vida de pacientes. Além de estarem suscetíveis à aquisição de doenças, eles também podem ter os sintomas agravados com novas contaminações.
E não são só os pacientes que se beneficiam das vantagens de uma clínica bem higienizada. Os funcionários também têm a sua integridade física preservada e podem usufruir de um espaço laboral agradável e saudável.
Por fim, não podemos esquecer das exigências legais previstas pelos órgãos fiscalizadores, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que devem ser seguidas rigorosamente.
Como criar um plano de limpeza de clínicas?
Para que a higienização das clínicas aconteça de forma contínua e constante em todos os ambientes, é importante criar um plano de limpeza para nortear as atividades da equipe de trabalho.
Confira um checklist que pode ser usado como base para o seu cronograma:
- Mapear todas as áreas que serão limpas, incluindo as atividades a serem desempenhadas;
- Definir o tempo necessário para a conclusão de cada tarefa;
- Determinar dia e horário para cada atividade;
- Dividir as equipes de acordo com as exigências de cada setor.
É importante ressaltar que algumas áreas merecem uma atenção redobrada, como os banheiros, as bancadas e as salas de atendimento.
Quais cuidados são fundamentais para a higienização dos pisos de uma clínica?
A limpeza do piso de clínicas deve seguir as boas práticas definidas pela Vigilância Sanitária. Conheça algumas orientações:
Não varrer superfícies a seco
A varredura a seco jamais deve ser feita, pois causa a dispersão de poeira e outras partículas que podem causar contaminação.
A limpeza deve ser úmida, com a ajuda de rodos e panos específicos ou com mops.
Realizar a limpeza correta
A limpeza segue quatro tarefas básicas: varrer o piso com mop, ensaboar, enxaguar e secar. Além disso, é recomendado começar pelos locais menos sujos e de cima para baixo, no caso da limpeza das paredes.
Caso haja a presença de matéria orgânica, o excesso deve ser retirado com a ajuda de uma vassoura, pá e papel toalha. Em seguida, deve ser realizada a limpeza sem esquecer o desinfetante.
Usar saneantes registrados e garantidos pela ANVISA
Os produtos de limpeza devem ser registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pois possuem a formulação dentro dos parâmetros estabelecidos pelo órgão. Portanto, jamais use produtos de procedência duvidosa.
Como higienizar os banheiros de uma clínica?
Os banheiros requerem uma atenção especial na limpeza por se tratarem de ambientes com alto índice de contaminação. Confira algumas dicas:
- Usar água e sabão para higienizar paredes, boxes e azulejos. Deixe os produtos agirem por algum tempo antes de removê-los;
- O piso deve ser lavado com água e sabão. Em seguida, deve ser enxaguado e seco com um pano apropriado;
- Louças sanitárias devem ser lavadas com uma escova adequada e, em seguida, devem passar por desinfecção. Ao acionar a descarga, lembre-se de abaixar a tampa do vaso sanitário;
- O lixo deve ser retirado, preferencialmente, todos os dias. As lixeiras devem possuir tampa e acionamento por pedal. A SuperPro Bettanin tem lixeiras de vários tamanhos diferentes para clínicas de todos os portes;
- Os banheiros precisam estar equipados com sabonete líquido e toalha de papel para a limpeza e secagem das mãos, respectivamente. O ideal é que o sabonete tenha ação bactericida, como esta opção da SuperPro Bettanin;
- Em relação às instalações, os banheiros devem estar equipados com vaso sanitário, lavatório e reservatório para acomodar os itens de higiene, como os citados acima. Lembrando que papel higiênico é fundamental.
Ventilação do ar: por que é necessário estar atento a esse detalhe
A ventilação de uma clínica é um ponto de atenção importante. O ideal é que este espaço tenha saídas naturais de ar ou um sistema de refrigeração que promova o equilíbrio seguro do ar que entra e que sai, sem prejuízos para os setores vizinhos.
Ambientes mal ventilados são mais propícios à proliferação de germes e aumentam o risco de alergias e outras doenças respiratórias.
Por outro lado, uma ventilação adequada auxilia no equilíbrio da temperatura e reduz a umidade, deixando o ambiente mais confortável para todos.
Quais são os itens necessários para limpeza e higienização das clínicas?
Cuidar da saúde da equipe de limpeza é tão importante quanto oferecer boas condições sanitárias para os pacientes das clínicas.
Diante disso, as medidas de segurança não devem ser negligenciadas.
Confira quais itens são considerados indispensáveis para essa atividade:
Equipamentos de Proteção Individual
EPIs são de uso obrigatório e devem ser garantidos aos profissionais de limpeza, pois tornam o seu trabalho mais seguro. Aventais, luvas, máscaras, uniformes e calçados são alguns exemplos de EPIs.
Todos os equipamentos devem ser certificados pelo Ministério do Trabalho e a quantidade deve atender à demanda atual da clínica, com unidades disponíveis para a reposição, quando necessário.
Saneantes com certificação
Sabão e detergente são essenciais para a lavagem de paredes, pisos e louças. Desinfetante também é um item importante, sendo indispensável em ambientes com presença de matéria orgânica.
Todos esses produtos precisam de certificação e devem estar em diluição adequada na hora do uso.
Outro item que não pode faltar é o álcool. É um produto útil para a higienização das mãos e das superfícies, ajudando no controle da proliferação de agentes nocivos.
Acessórios sinalizadores
A utilização da placa de sinalização é importante para evitar a circulação de pessoas pelo local durante a limpeza. Esse bloqueio facilita a tarefa, evita acidentes e acelera a recuperação do piso.
Capacitação de colaboradores
Os profissionais responsáveis pela manutenção das clínicas devem ser, obrigatoriamente, treinados para conhecerem e seguirem todos os princípios básicos de limpeza e desinfecção, assim como o uso correto de EPI’s.
Conheça os produtos de limpeza da SuperPro Bettanin
A limpeza de clínicas deve ser realizada por equipe treinada e com utilização de produtos químicos de qualidade reconhecida, como aqueles produzidos pela SuperPro Bettanin.
Conheça o catálogo completo dos nossos produtos. Além de saneantes, temos EPIs e outros acessórios de limpeza que não podem faltar no seu local de trabalho!